Início Notícias Mundo Norte-americanos presos no Irã vão a julgamento no dia 6

Norte-americanos presos no Irã vão a julgamento no dia 6

0

Presos no Irã sob a acusação de espionagem, os norte-americanos Josh Fattal e Shane Bauer, ambos de 27 anos, serão julgados no próximo dia 6. A informação foi confirmada hoje (20) pela rede estatal de televisão do Irã, PressTV. No mês passado, a terceira integrante do grupo Sarah Shourd, de 31 anos, foi libertada depois do pagamento de uma fiança no valor de US$ 500 mil. Os norte-americanos negam as acusações de espionagem.

O Ministério Público de Teerã informou que Shourd e as famílias dos dois norte-americanos devem estar presentes no julgamento do dia 6. Os parentes dos acusados e a jovem que foi libertada encaminharam pedidos ao governo iraniano para que possam acompanhar a sessão.

A prisão dos três norte-americanos, que foram detidos enquanto faziam escalada na fronteira do Irã com o Iraque, virou tema de negociações políticas internacionais. O ministro de Inteligência do Irã, Heidar Moslehi Shourd, disse que Shourd foi libertada em respeito às premissas da “clemência islâmica”.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi informada no começo desta semana sobre a data do julgamento. No mês passado, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e pediu a libertação dos norte-americanos. O chanceler também se encontrou com Shourd.

Para o governo do Irã, Bauer, Fattal e Shourd são suspeitos de espionagem por cruzarem ilegalmente a fronteira. Mas os norte-americanos afirmaram desconhecer detalhes sobre a região.

O procurador-geral de Teerã, Abbas Jafari-Dolatabadi, disse que havia entre os pertences dos jovens “provas irrefutáveis” de que eles participavam de atividades ligadas ao serviço de inteligência dos Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil

Sair da versão mobile