Início Notícias Brasil Folha apoia ação contra estudante e diz que Dilma venceria mesmo sem...

Folha apoia ação contra estudante e diz que Dilma venceria mesmo sem votos do Nordeste

0

O jornal Folha de S. Paulo condenou, em editorial, os ataques de internautas a nordestinos, após a vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República. No editorial desta quinta-feira (4/11), “Intolerância na rede”, a Folha apoia a decisão da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, que entrou com uma representação criminal contra a estudante Mayara Petruso, que postou em seu Twitter a frase “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

“Não é demais lembrar que há no Brasil legislação para punir manifestações de racismo, não fazendo nenhuma ressalva para quando elas irrompem na internet. É acertada, portanto, a decisão da seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil de denunciar, por racismo e incitação de crime, uma das responsáveis pelos ataques ao afirmar em sua página que “nordestino não é gente”, diz o jornal. O texto ainda afirma que os internautas acreditam estar em um “território livre”, mas reforça que o racismo é crime.

Apesar de apoiar a decisão da OAB-PE, a Folha discorda da alegação de que a estudante e os demais internautas teriam atacado os nordestinos pela afirmação de que a região nordeste foi a grande responsável pela vitória de Dilma.

“No mais, embora não seja este o cerne da questão, são incorretas as informações utilizadas pelos promotores da intolerância como esteio para a sua falta de razão. Em que pese a larga margem conquistada por Dilma Rousseff sobre José Serra em Estados do Nordeste, a petista venceria o pleito mesmo se os votos da região não fossem computados”.

Comunique-se

Sair da versão mobile