Início Notícias Policia Nova presidente do Conselho prioriza interesse da mulher sul-mato-grossense

Nova presidente do Conselho prioriza interesse da mulher sul-mato-grossense

0

Campo Grande (MS) – O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) – órgão que incentiva a Política Estadual da Mulher sul-mato-grossense – terá a presidência da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Lúcia Ferreira Falcão. A nova presidente do Conselho foi nomeada no dia 28 e tomou posse no último dia 12.

De acordo com a delegada, nessa gestão o Conselho continuará enfrentando os desafios e estimulando programas de interesse da mulher através de estudos e debates relativos à condição da mulher, o que possibilita a integração e promoção enquanto cidadã. “Queremos promover e apoiar estudos, debates e pesquisas relativos à condição da mulher, estimulando e apoiando as mobilizações e organizações femininas. Além disso, orientar os órgãos do governo na elaboração de programas de interesse da mulher, exigindo providências efetivas para eliminação de todas as formas de discriminação impostas à mulher”, afirma a delegada.

Segundo Lúcia, o Conselho Estadual servirá também como agente multiplicador da Política Estadual dos Direitos da Mulher. “Vamos apoiar a implementação e criação de Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher. Precisamos que os órgãos que prestam atendimento às mulheres neste Estado sejam fortalecidos e tenham as estruturas adequadas para oferecer às mulheres um atendimento de qualidade”, observa Lúcia.

A delegada explica que as mulheres ainda enfrentam vários desafios, porém o Conselho espera contar com o apoio da população e a participação de todos para uma melhor política à mulher sul-mato-grossense. “Temos vários desafios, ao mesmo tempo queremos um conselho forte, sério e com um corajoso compromisso com a sociedade, vocalizando e defendendo os interesses sociais das mulheres desse Estado”, conclui a nova presidente.

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

O Conselho foi criado pela lei de número 702, em 12 de março de 1987. Compete ao Conselho elaborar a política estadual visando eliminar as discriminações que atingem a mulher, possibilitando sua integração e promoção como cidadã em todos os aspectos da vida econômica, social, política e cultural do Estado.

O CEDM é formado por 12 membros de entidades governamentais e não governamentais. Por parte do governo fazem parte as secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Administração (SAD), Governo (Segov), Saúde (SES), Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Defensoria Pública do Estado.

As entidades não governamentais são representadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito”; Bem Mulher – Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Mato Grosso do Sul; Instituto Brasileiro de Inovação Pró-sociedade Saudável; Serviço Social da Indústria (Sesi) e Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul.

Notícias MS

Sair da versão mobile