Início Notícias Geral Dois mil alunos de escolas públicas no Rio já escreveram cartas para...

Dois mil alunos de escolas públicas no Rio já escreveram cartas para o Papai Noel

0

Rio de Janeiro – Duas semanas após o lançamento da campanha nacional Papai Noel dos Correios 2010, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), já recebeu, somente no Rio de Janeiro, 2 mil cartas de alunos com pedidos de presentes. O projeto é dedicado aos alunos da rede pública do estado e ser ve para incentivar o exercício da escrita e da alfabetização. As secretaria municipais de Educação escolheram 60 escolas dsa áreas mais carentes do estado para participar do projeto.

De acordo com o diretor adjunto dos Correios no Rio, José Carlos Julião, a expectativa é que 15 mil cartas cheguem à empresa até o dia 8 de dezembro, quando termina o prazo para enviar as cartas. Ele ressaltou que o projeto também tem o objetivo de ajudar na educação de cada aluno. Segundo os Correios, crianças que estudem em escolas particulares e que enviarem cartas ao Papai Noel, terão suas correspondências encaminhadas para a sede da empresa, mas não serão respondidas.

“O fato de esse programa induzir a criança a escrever uma carta, fazer uma ilustração na carta destinada ao papai Noel, é um incentivo à alfabetização. Por isso nosso programa este ano foi vinculado a um dos objetivos de desenvolvimento do milênio definidos pela ONU [Organização das Nações Unidas], que é ter uma educação básica mais qualificada”, disse Julião.

Na última quarta-feira (17), as cartas para adoção passaram a ser oferecidas pelos Correios. Interessados em adotar as correspondências podem se dirigir à Casa do Papai Noel, montada na sede dos Correios no Centro do Rio ou a outras 19 agências na capital. Outras 48 agências dos Correios no estado também podem receber os padrinhos, que vão escolher as cartas para presentear as crianças com seu pedido de Natal. Para que todos recebam seus presentes até o dia 25 de dezembro, os padrinhos poderão selecionar as cartas até o próximo dia 8.

Julião acredita que todas as cartas serão adotadas. Para ele, tanto a criança que recebe o presente, quanto o padrinho que envia, se sentem realizados com a ação. “A possibilidade de você contemplar o sonho de uma criança é de uma grandeza, que quem participou desse programa pode testemunhar. A atitude de adquirir um presente pra contemplar um pedido faz o coração de uma criança ficar muito alegre. Eu tenho minhas dúvidas se o contentamento maior é da criança ou de quem participa do programa”.

As cartas só podem ser escritas por crianças de até 10 anos, que estejam cursando até a quarta série do ensino fundamental. Os pedidos atendidos vão desde brinquedos e roupas, até material escolar. Em 2009, o projeto mobilizou mais de 1 milhão de cartas em todo o Brasil. Apenas no Rio de Janeiro, 13 mil cartas chegaram aos Correios. Destas, 9 mil foram adotadas pela população.

Da Agência Brasil

Sair da versão mobile