Início Notícias Brasil Quase 12% dos deputados federais são estreantes na política

Quase 12% dos deputados federais são estreantes na política

0

Nesta terça-feira. 1º de fevereiro, 513 deputados federais vão tomar posse na Câmara. A grande maioria foi reeleita (288 dos eleitos já eram deputados na data da eleição) ou já teve alguma experiência em cargos eletivos no Executivo ou no Legislativo. Porém, 61 deles, ou 11,9% do total, nunca exerceram qualquer cargo eletivo. Proporcionalmente à quantidade de vagas, é na região Centro-Oeste em que está a maioria dos novatos (17,1%). Já no Sul, apenas 6,5% nunca foram eleitos antes.

Cerca de dois terços deles (40) já tiveram contato direto com a política – são parentes de políticos, já exerceram cargos públicos não eletivos no Executivo ou acumulam essas duas experiências. Quase um terço (19) é de empresários; os religiosos reúnem 11,5% (7) dos novatos e os representantes de movimentos sociais, como de organizações não-governamentais, somam 9,8% (6) do total. A soma das categorias ultrapassa os 61 novatos porque alguns deles fazem parte de mais de um grupo.

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 48% dos 513 deputados eleitos no ano passado são empresários. O alto número de deputados empresários, segundo publicação do Diap intitulada “Radiografia do novo Congresso 2011-2015”, é resultado do fato de que “os agentes econômicos preferiram disputar a eleição para o Legislativo, cuja pauta vai incluir matérias trabalhistas e a reforma tributária, em lugar de enviar representante”.

Nova Mesa
Ainda nesta terça-feira, 1º de fevereiro, os deputados recém-empossados vão escolher quem vai dirigir a Câmara pelos próximos dois anos. A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários.

A eleição da Mesa está marcada para às 18 horas e a votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 parlamentares em plenário. Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, em que será eleito o que tiver o maior número de votos. A previsão é de que a sessão dure no máximo 4 horas.

Agência CNM com informações da Agência Câmara

Sair da versão mobile