Início Notícias Geral Paranhos: Pecuarista acusa indígenas de atirarem contra funcionários

Paranhos: Pecuarista acusa indígenas de atirarem contra funcionários

0

Pecuarista de Paranhos acusa indígenas de atirarem contra funcionários

Amambai (MS) – Na tarde da ultima quarta-feira (3) o proprietário da fazenda São Luiz, localizada no município de Paranhos, Firmino A. Escobar (80), compareceu na delegacia de Policia Civil do município para registrar denúncia contra indígenas pela prática de tentativa de morte contra funcionários da propriedade.

De acordo com Firmino, os autores dos disparos são indígenas que ocupam parte de uma mata da propriedade e que, constantemente, intimidam seus funcionários com disparos de arma de fogo. Segundo relato, o fato aconteceu quando o proprietário e funcionários estavam percorrendo a propriedade para remanejar o gado e ao passarem nas proximidades da mata foram surpreendidos com disparos.

“Não é a primeira vez que isso ocorre, meus funcionários já falam até em ir embora devido a falta de segurança que sentem quando tem que atravessar aquele local. Nós não temos sequer um canivete para nos defender e a minha indignação é porque os indígenas podem permanecer armados com armas de fogo e atirando em nossos funcionários. Até quando vai essa situação”, comentou Firmino.

Propriedade

A propriedade foi invadida por indígenas da etnia Guarani kaiowá no dia 19 de agosto de 2009. Desde então, o problema vem se arrastando na justiça federal. Há cerca de 130 anos a família Escobar tem a posse da propriedade. Na localidade, a família cria gado nelore. Cerca de 100 bois gordos são comercializados, mensalmente.

Com informações de Jaime Mel

Sair da versão mobile