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Trânsito no Brasil mata 13 vezes mais do que em países ricos

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Estudo da USP de São Carlos mostra que, em 2008, houve 57 mortes por bilhão de quilômetros rodados no Brasil; na Suécia, este índice foi de 4,4 mortes .

São Paulo – Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer em um acidente de trânsito no Brasil chega a ser até 13 vezes maior do que nos países desenvolvidos como a Suécia.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores utilizaram números de mortos no trânsito divulgados pelo Ministério da Saúde e órgãos equivalentes de outros países.

A quantidade de vítimas fatais foi dividida pelo total de quilômetros rodados (em bilhões) nas estradas do país, chegando ao número-índice.

Em 2008, último ano com todas as informações disponíveis, o Brasil apresentou uma média de 57,72 mortes por bilhão de quilômetros rodados.

Situação bem diferente do que foi observado na Suécia, por exemplo, onde a média foi de 4,40 mortes.

“O Brasil está em uma situação gravíssima, com um índice de mortes por bilhão de quilômetros”, diz o professor Coca Ferraz, coordenador do estudo.

Ele explica, entretanto, que os resultados não foram surpreendentes. Segundo o professor, quanto menor a riqueza do país, maior o índice de mortes no trânsito.

Isto acontece porque, nas economias em desenvolvimento, algumas necessidades básicas da população ainda não foram supridas.

Boa parte do investimento dos governos é direcionada para melhorar as condições de saúde, educação, alimentação e saneamento.

Assim, obras de infraestrutura como a construção e conservação de vias perdem posições na lista de prioridades.
Veja os índices de mortes no trânsito por bilhão de quilômetros rodados em diferentes países:

Brasil 57,72

França 7,80

Japão 7,70

EUA 7,10

Alemanha 6,00

Reino Unido 4,60

Suécia 4,40

O mesmo raciocínio usado para os países, segundo Ferraz, pode ser aplicado aos estados brasileiros.

O estudo do Nest mostra que os estados do Nordeste, mais pobres, têm índices maiores de mortalidade no trânsito se comparados aos do Sul e Sudeste.

Fonte: Dourados Agora

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