Início Notícias Cidades Presídio Feminino da Capital oferece oficina de customização de camisetas

Presídio Feminino da Capital oferece oficina de customização de camisetas

0

Campo Grande (MS) – Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), na Capital, estão participando de uma oficina profissionalizante de customização de camisetas. A atividade faz parte do “Projeto Criando”, lançado esta semana na unidade penal pelo Setor Psicossocial, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Escola Estadual Polo Professora Regina Lucia Anffe Nunes Betine.

Inicialmente, 30 reeducandas participam da capacitação ministrada pelo professor de artes, Jefferson Marques Rocha Barros. A ação é direcionada apenas às detentas que estudam.

De acordo com a diretora do EPFIIZ, Dalma Fernandes Oliveira, o “Projeto Criando” tem por finalidade promover educação e qualificação profissional para as internas, de forma associada. “Queremos possibilitar a reinserção dessas internas no mercado de trabalho”, enfatiza.

Coordenada pelas servidoras da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), assistente social Angélica Rosa de Almeida e psicóloga Sana Mara Araujo Estigarribia, a iniciativa surgiu da percepção de que muitas internas da unidade prisional – grande parte chefes de família – entraram para criminalidade devido às baixas condições sociais.

Pesquisa de levantamento de perfil realizada no ano passado no presídio assinalou um índice expressivo de mulheres com baixa escolaridade e qualificação. “Com base nesses estudos, percebemos a necessidade de buscar parcerias visando à qualificação profissional”, comenta a assistente social Angélica Rosa de Almeida. “Através desse trabalho, acreditamos oportunizar às custodiadas que desejam trabalhar legalmente, possibilidade de trabalho na vida extramuros”.

Segundo a psicóloga Sana Mara Araujo Estigarribia, o projeto enfoca a realização de parcerias para implementar políticas públicas voltadas às mulheres reclusas. “Pretendemos preencher essa lacuna, que também pode estar acarretando um dos fatores da reincidência criminal”, destaca.

A oficina de customização de camisetas terá duração de dois meses, com aulas sempre às segundas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

Fonte: Agepen

Sair da versão mobile