Início Notícias Cidades Eleição do Conselho Tutelar acontece neste domingo em Amambai

Eleição do Conselho Tutelar acontece neste domingo em Amambai

0

A eleição para os cargos de conselheiro tutelar acontece neste domingo em Amambai. São 13 candidatos, sendo que serão eleitos cinco eleitos conselheiros e os outros sete serão considerados suplentes.

A eleição para o Conselho segue os mesmos parâmetros de um pleito eleitoral, e conta com sete seções eleitorais, abrangendo todo o município de Amambai mais as aldeias Amambai e Limão Verde.

Segundo a presidente do Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Amambai, Eliane Pereira Arteman, o trabalho do conselheiro tutelar é indispensável e de suma importância para todo o município.

“O Conselho trata dos problemas da criança e do adolescente, orientando os pais quanto à vigilância com seus filhos na questão de cuidar para que estes não se encontrem em situação de risco, sendo vitimas de abuso de qualquer natureza”, diz Eliane.

Trabalho do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar trabalha da seguinte maneira: são cinco conselheiros, sendo que são dois conselheiros trabalhando por dia, num esquema de plantão de 24 horas por dia, atuando em rondas pela cidade atendendo denúncias, em festas para coibir a entrada de menores e também nas escolas, quando é necessário.

“Quando existe algum jovem que demonstra desvio de comportamento na escola, o conselho é chamado para conversar com ele, quando é detectado que o problema é derivado de uma família desestruturada, os pais também são chamados para conversar”, explica Eliane.

O Conselho Tutelar faz parte da Secretaria de Assistência Social que engloba o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e o Cmdca.

Conselheiros Tutelares

Atualmente em Amambai trabalham como conselheiros tutelares Alba Virginia Martins dos Santos, Maria Helena Alves Rolin, José Jorge Farias, Cintia Arce Fidélis e Maura Solange Rodrigues Machado.

Para Eliane Pereira, o candidato ao conselho precisa ser capacitado para trabalhar com crianças e adolescentes, além de ser conhecedor das leis.

“Para ser candidato, a pessoa precisa ter no mínimo dois anos de trabalho efetivo com crianças ou adolescentes, ter pleno conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e, principalmente, estar bem preparado para enfrentar situações problemáticas, pois essa é sua função, além de ter um bom contato com a promotoria da cidade”, diz Eliane.

“O conselheiro atua como uma ponte entre a promotoria e as pessoas, sendo que quando é recebida uma denúncia, esta é primeiro analisada pelo conselho tutelar, depois é elaborado um relatório e enviado para o fórum, lá, o promotor fará sua analise do caso baseada nesse relatório”, explica Eliane.

A eleição

A eleição do conselho tutelar não é obrigatória, é uma questão de cidadania e todas as pessoas que estão em dia com suas obrigações eleitorais podem votar, e funciona como um pleito eleitoral comum. Serão sete urnas de lona que estarão nas escolas da rede municipal de ensino e serão utilizadas cédulas eleitorais com os nomes dos 13 candidatos em ordem alfabética. É necessário apresentar o titulo eleitoral e mais um documento com foto, que pode ser o RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

A equipe que participa diretamente da eleição conta com 81 pessoas, sendo que nos locais de votação haverá um mesário, dois secretários e um presidente de mesa. Todos os trabalhadores que vão atuar como mesários são funcionários da Assistência Social e diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino, cedidos para a eleição.

A eleição acontece das 8 às 17 horas, um diferencial, já que na eleição passada, em 2008, a eleição aconteceu apenas na parte da manhã.

A posse dos eleitos acontece no dia 1º de agosto, e o mandato tem duração de três anos.

Confira abaixo o número e o nome dos candidatos e também os locais de votação:

108 – Adriana Gomes Pereira

104 – Alba Virgínia Martins dos Santos

103 – Aliene Camila Vizú Lima

109 – Claudia Regina Lovatto D’Ávila

105 – Dalcy de Barros Borges

101 – Idevar Chamorro de Aquino

111 – José Francisco Neto

112 – Mariléia Machado Franco

102 – Marli Arce Vieira

106 – Paula Renata Lovatto Batista

107 – Suzana Ulisses da Silva

110 – Vilmar Rodrigues Cubas

113 – Celso Dias dos Santos

Locais de votação:

Escola Municipal Flávio Augusto Coelho Derzi – Vai abranger as seções de votação da Escola Polo João Rodrigues

Escola Municipal Julio Manvailer

Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi – Vai abranger as seções de votação da Câmara Municipal, Escola Estadual Felipe de Brum, Uems
(Universidade Estadual do MS) e Fiama (Faculdade de Amambai).

Escola Municipal Antônio Pinto da Silva – Vai abranger as seções da
Escola Estadual Fernando Correa da Costa

Escola Municipal Maria Bataglin – Vai abranger as seções da Escola Estadual Vespasiano Martins

Escola Municipal Mbo’ Eroy Guarani e Escola Municipal Mbo Eroy Tupã I Ñandeva

Fernanda Moreira / Da Redação

Sair da versão mobile