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10 dicas para administrar bem o seu tempo

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12/12/2011 14h39 – Atualizado em 12/12/2011 14h39

Fonte: Portal R7

A pessoa trabalha, faz academia, estuda e ainda cuida de marido e filhos. De repente, ela larga o emprego, enjoa de malhar, decide parar um pouco os estudos para se dedicar à família. No meio disso tudo, ela jura por Deus e o mundo que “não tem tempo para nada”.

Como pode isso? Essa é uma história inventada, mas muitas pessoas se encaixam nessa realidade simplesmente porque não sabem administrar bem o seu dia. Se você tem esse perfil, saiba dez dicas que podem te ajudar a melhorar a distribuição das tarefas durante as horas disponíveis.

  • A velha agenda não está aposentada, para isso, use uma, seja ela física ou virtual, para ter uma ideia dos principais compromissos daquele mês ou daquela semana. Isso ajudará a ter uma noção dos dias e horários que serão ocupados por alguma atividade.

  • Faça um planejamento cada dia e inclua tudo o que fará: ida ao mercado, ao trabalho, à academia, à escola dos filhos. Tudo deve estar aqui.

  • É preciso colocar limites para si. Se no planejamento há horário de início para tudo, também deve ter para o fim e isso deve ser respeitado sem pestanejar.

  • Tenha também um pouco de flexibilidade. Todos sabemos que os planejamentos podem ser comprometidos por imprevistos, por isso, tenha capacidade de aceitar que naquele dia não pôde fazer tal atividade. Isso é perfeito para não se culpar.

  • Estando aberto a mudanças, caso o que foi agendado não tenha dado certo por conta de força maior, reorganize tudo novamente.

  • Horário para lazer, escutar música, ler aquele livro e conversar com pessoas também deve existir, portanto, ele entra na agenda também.

  • Não atropele o tempo, ele é o melhor amigo e deve ser administrado. Tenha consciência, portanto, das atividades que serão realizadas e do tempo que elas despenderão, assim, fica mais fácil.

  • Não despreze aqueles minutinhos entre uma atividade e outra, dê valor a eles, pois eles devem ser cumpridos.

  • O tempo que resta entre um horário e outro é um passo para se perder em meio ao cronograma, portanto, a disciplina é importante para não ter atrasos.

  • Se o esquecimento das reuniões, dos encontros, das ligações e tudo mais é o grande vilão, então use métodos que fazem você lembrar-se de algo, para isso, use o despertador do celular, por exemplo.

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