Início Notícias Policia PF quebra sigilo de 80 garagistas

PF quebra sigilo de 80 garagistas

0

07/03/2012 10h37 – Atualizado em 07/03/2012 10h37

Fonte: O Progresso

A Polícia Federal de Dourados quebrou o sigilo fiscal e bancário de 80 empresas garagistas de veículos, que estão sendo investigadas por denúncia de suposta lavagem de dinheiro e envolvimento ao tráfico de drogas. De acordo com a PF, a medida foi tomada pela Justiça, com o consentimento e autorização dos empresários. Trata-se de movimentações bancárias, informações de financeiras, além de toda a “vida” fiscal, como impostos de renda da empresa que está sendo vasculhada pela PF.

Conforme apurou o Progresso são milhares de documentos que estão sendo períciados. A “devassa” nas contas dos garagistas recebe documentação desde 2010 e conforme informações já geraram pilhas de caixas “recheadas” com informações das investigadas.

Para analisar tudo, a PF já pediu uma prorrogação do prazo para a Justiça, a fim de concluir o inquérito em 90 dias. Ao todo, o processo inicial, sem os anexos, conta com mais de 500 folhas. O responsável pelas investigações é o delegado Dênis Colares de Araújo.

A investigação da Polícia Federal nas garagens de Dourados começou em 26 de março de 2010. Na época, o responsável pelas investigações, o então delegado Bráulio Cesar Galonni, disse que a PF já vinha há tempos recebendo denúncias de envolvimento de alguns garagens com a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas e de que parte das garagens do ramo se tratava de “empresas de fachada”.

O delegado informou ainda que as informações de inteligência também apontaram nesse sentido. “Por isso, a PF está solicitando aos garagistas uma série de informações que servirão para que tenhamos uma visão da empresa. Após a análise dessas informações, caso se conclua de que há indícios de lavagem de dinheiro (ou outras ilegalidades) será instaurado inquérito policial contra aquela empresa”, afirmou o delegado, à época.

Na ocasião ele informou que várias garagens já haviam encaminhado a documentação e foram descartadas como suspeitas.

Dourados tem dezenas de empresas de compra e venda de carros. A maioria está localizada nas quatro principais vias da cidade – as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres e nas ruas Joaquim Teixeira Alves e Hayel Bon Faker. Não existe informação oficial sobre o número de empresas desse ramo em Dourados.

Na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), apenas 16 empresas de compra e venda de veículos aparecem na lista de associados no ano de 2010, quando as investigações começaram. Entre estas, havia concessionárias de marcas nacionais e revendas de motos. Segundo empresários do setor, a maioria das garagens não possuiam, na época, sequer o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura.

Sair da versão mobile