Início Notícias Educação Fetems: governador determina realização do Concurso de Remoção do magistério

Fetems: governador determina realização do Concurso de Remoção do magistério

0

22/11/2012 14h13 – Atualizado em 22/11/2012 14h13

Fetems reivindica e governador determina realização do Concurso de Remoção do magistério

Fonte: Assessoria de Imprensa

Na tarde desta terça-feira (20) a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) esteve na SED (Secretaria de Estado de Educação), reunida com o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), a secretária de Educação, Nilene Badeca, a secretária de Estado de Administração, Thiê Higuchi Viegas dos Santos e outros representantes do Governo do Estado, com o intuito de debater sobre a realização do concurso de remoção para o magistério da rede estadual pública de ensino.

De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o governador firmou o compromisso de que o edital do concurso de remoção será publicado até quarta-feira (28) da próxima semana. “Após o acordo firmado conosco o governador determinou que o edital do concurso de remoção seja publicado até quarta-feira (28) da semana que vêm. Também acertamos que o resultado do concurso será publicado no dia 20 de janeiro de 2013, em Diário Oficial e os professores removidos assumem a sua nova vaga nas unidades escolares no início do ano letivo, pois isso também facilitará a organização das vagas para o concurso do magistério que terá edital lançado logo em seguida, em 15 de fevereiro”, afirma.

Sobre o concurso do magistério e dos administrativos da educação o presidente da Fetems explicou que a entidade optou primeiramente pelo concurso de remoção e que após ele ser realizado os editais dos outros concursos serão lançados. “O concurso de remoção é extremamente necessário, pois temos recebido muitas reivindicações de educadores que querem mudar de município ou de unidade escolar. Então essa é uma oportunidade para as pessoas organizarem as suas vidas funcionais, e após os efetivos terem o seu direito garantido será realizado o concurso do magistério, com edital a ser lançado até o dia 15 de fevereiro. Depois acontecerá o concurso dos administrativos em educação, pois eles ainda estão sendo chamados após concurso realizado recentemente”, explica.

Para Jaime Teixeira, secretário de finanças da Federação, a conquista é consequência do empenho e do trabalho realizado pela entidade na defesa dos trabalhadores em educação. “Essa é mais uma importante vitória da categoria, com a remoção os professores poderão organizar a vida funcional o que proporcionará uma melhor qualidade de vida aos profissionais, resultando em um impacto benéfico na qualidade da educação pública”, disse.

Segundo o presidente do Conselho Fiscal da Fetems, Robelsi Pereira, que também esteve presente na reunião, a conquista do concurso de remoção para o magistério da rede estadual mostra a força da Federação no processo de negociação com o Governo do Estado. “A Fetems está cada vez mais forte na luta pelas reivindicações da categoria, prova disso é mais essa conquista da realização do concurso de remoção, pois a partir dele teremos as vagas exatas para as unidades escolares no concurso do magistério e também atendemos um anseio antigo dos professores efetivos da rede estadual que estão a anos solicitando a remoção”, conclui.

O que é o Concurso de Remoção:

A remoção promove o deslocamento dos Professores da Educação Básica entre escolas, municípios e jurisdições da Rede Estadual de Ensino, organizando a situação funcional dos servidores efetivos em unidades escolares que apresentem vaga.

Sair da versão mobile