Início Notícias Cidades Ano escolar inicia nesta quarta, 6, em Amambai, alunos retornam no dia...

Ano escolar inicia nesta quarta, 6, em Amambai, alunos retornam no dia 13

0

05/02/2013 17h49 – Atualizado em 05/02/2013 17h49

Ano escolar inicia nesta quarta-feira (6), em Amambai, alunos voltam às aulas no dia 13

Amambai tem cerca de 700 professores e aproximadamente 10 mil alunos

Fonte: Da Redação

Nesta quarta-feira (6), inicia o ano escolar em Amambai, tanto na rede estadual de ensino como na municipal. Os alunos retornam às aulas daqui a uma semana, dia 13. O início do calendário letivo foi adiado em uma semana por conta de um entendimento entre o Estado e o município na organização do transporte escolar. Por conta disso, serão feitas três reposições no primeiro bimestre.

As matrículas ainda estão abertas em algumas instituições, porém na maioria das escolas de Amambai, as vagas já foram preenchidas.

Em todas as escolas, o ano escolar inicia nesta quarta-feira, 6; sendo que entre esta data e a sexta-feira, 8, acontece a jornada pedagógica para professores, e no dia 13, o início do ano letivo, ou seja, começam as aulas de 2013. A rede de ensino de Amambai possui cerca de 700 professores.

Aproximadamente um terço da população de Amambai, mais de 10 mil pessoas, são alunos do ensino regular (Ensino Fundamental e Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil e Ensino Superior. Segundo o censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Amambai tem uma população de 34.739 pessoas.

O ano escolar de 2013, nas unidades escolares de Mato Grosso do Sul terá a duração de 207 dias, sendo 200 dias letivos; três dias de jornada pedagógica; quatro dias de Exames Finais. Caracteriza-se como dia letivo toda atividade com data prevista no Calendário Escolar, com frequência exigível do aluno e a efetiva presença e orientação do professor.

A rede de ensino de Amambai é formada por cinco escolas estaduais, 11 municipais, uma especial e uma particular, que oferecem o ensino regular – ensino fundamental e médio. Há ainda sete Centros de Educação Infantil, da rede pública municipal, e quatro instituições que oferecem cursos de educação superior.

Rede Municipal

A rede de ensino municipal de Amambai possui sete Centros de Educação Infantil (creches), uma escola de educação infantil, Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, e 10 escolas de ensino fundamental. Em 2012, a rede municipal teve cerca de 6.300 alunos. Este número deve permanecer em 2013.

A secretaria Municipal de Educação não divulgou o número de alunos matriculados nas escolas da Reme, nem a número de professores – convocados e efetivos.

A professora Vera Lorensetti assumiu a secretaria de Educação de Amambai em 1º de janeiro deste ano e neste primeiro mês de trabalho tem se dedicado a realizar os levantamentos de todos os números e demandas do setor.

A Semed localiza-se na Rua Rui Barbosa, número 3608, e seu telefone é o 3481.1573.

Rede Estadual

A rede estadual de ensino de Amnambai possui cinco unidades escolares, que possuem juntas cerca de 3.500 alunos.

A supervisão escolar é feita pela professora Nanci Pissini.

Escola Cel. Felipe de Brum

A unidade escolar é a mais antiga do município, possui hoje mais de 50 professores e uma equipe de coordenadores pedagógicos que orienta os professores e realiza projetos e ações didáticas. A escola está localizada na região central da cidade e conta com um público diversificado, possuindo alunos da área urbana, rural e aldeias, o que favorece a diversidade cultural.

A Escola Cel. Felipe de Brum oferece todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio, a Educação de Jovens e Adultos – EJA, etapa do Ensino Médio e o Ensino Médio Integrado (Curso Técnico em Informática). Esta última modalidade de ensino contará em 2013 com novas salas de aula e novo laboratório de informática, o que qualificará o ensino e a aprendizagem.

Além desta nova estrutura, também em 2013, a unidade estará realizando o Projeto Jovem de Futuro. O projeto trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

A unidade escolar ainda não totalizou o número de alunos para o ano letivo de 2013, mas ainda tem vagas para o ensino médio matutino, para o ensino fundamental vespertino, para o Curso Técnico em Informática e a EJA.

A escola localiza-se na Rua Duque de Caxias, número 1407, e seu telefone é o 3481-1421.

Escola Dr. Fernando Corrêa da Costa

A escola Dr. Fernando Corrêa da Costa não divulgou os dados de matrículas de 2013. Em 2012, a escola Fernando teve cerca de 1.000 alunos e oferece, além do Ensino Fundamental e Médio, o Curso Pré-Vestibular e o Curso Normal Médio.

Na escola Fernando Correa da Costa funciona também três cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, de nível médio: Transações Imobiliárias (com vagas ainda) e duas turmas de Recursos Humanos (duas turmas fechadas). Na escola Fernando ainda têm vagas para o oitavo ano vespertino e primeiro ano vespertino e para o curso de Transações Imobiliárias onde os alunos após concluírem o curso já saem com o certificado do Creci.

A escola localiza-se na Rua Cassiano Marcelo, número 1251, e seu telefone é o 3481-1010.

Escola Vespasiano Martins

A Escola Estadual Vespasiano Martins possui 1.100 alunos matriculados; 25 professores efetivos e 48 convocados e 24 funcionários do Apoio Técnico Operacional.

Para este ano, foi feita a ampliação da escola com a construção de cinco laboratórios científicos – Química, Física, Biologia, Matemática e Informática.

A manutenção da escola é realizada pela direção com apoio de parceiros do comércio local com ajuda de materiais e prestadores de serviço da justiça, cumpridores de medidas sócio educativas.

A unidade escolar informa que ainda há vagas para o primeiro, segundo e terceiro ano no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, que funciona como extensão na Escola Agrícola. O curso de técnico agrícola de nível médio é gratuito e é mantido através de convênio entre o Estado e município e Fundação MS.

Neste ano, também serão criadas novas turmas do (Educação de Jovens e Adultos) EJA 3, e realizado um novo projeto – Projeto Jovem de Futuro, parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Instituto Unibanco e MEC (Ministério da Educação).

A escola localiza-se na Rua Francisco Cerejo Neto, 1050 ld 10885 – Vila Alva, e seu telefone é o 3481-2386.

Escola Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá

Até o momento, a Escola Estadual Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá tem 189 alunos matriculados entre Ensino Médio Regular e para o ensino médio da Educação de Jovens e Adultos {EJA}.

Todos os professores da unidade escolar são convocados e ainda há vagas em todas os anos, inclusive na EJA noturno. O Projeto Jovem de Futuro também acontece na escola desde o ano anterior.

A escola localiza-se na aldeia Amambai.

Escola Dom Aquino Corrêa

A escola Dom Aquino Corrêa conta com um corpo discente de 672 alunos no Ensino Fundamental e Ensino Médio e com 26 profissionais na área educacional (10 professores efetivos e 16 convocados).

Com perspectiva e inovação, foi ampliado o número de vagas, mas não houve aumento de salas devido à falta de espaço. Sua manutenção é feita pela Prefeitura Municipal e pela APM (Associação de Pais e Mestres).

A escola possui o Programa Além das Palavras que tem o objetivo de trazer uma linguagem própria e inovadora para
ampliar o conhecimento dos estudantes com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2013, a escola também iniciará o Projeto Jovem De Futuro – Ensino Médio Inovador. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas. A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.

A escola localiza-se na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, s/n, Vila Alvorada, e seu telefone é o 3481-1512.

Veja as escolas instaladas em Amambai

Educação Infantil

Rede Pública

Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi
Centro Educacional Infantil Nosso Lar
Centro Educacional Infantil Pequeno Aprendiz
Centro Educacional Infantil Sonho de Criança
Centro Educacional Infantil Nosso Mundo
Centro Educacional Infantil Recanto do Saber
Centro Educacional Infantil Terra Mater
Centro Educacional Infantil Airton Senna

Rede Particular

Colégio Celq

Ensino Fundamental e Médio

Rede Pública

Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Pinto da Silva
Escola Municipal Julio Manvailer
Escola Municipal Maria Bataglin
Escola Municipal Marlene Vilarinho
Escola Municipal Polo João Rodrigues
Escola Municipal Flavio A. Coelho Derzi
Escola Municipal Mitã Rory
Escola Municipal M’BO Erenda Tupã I Ñandeva
Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá
Escola Municipal Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal

Escolas Estaduais

Escola Estadual Vespasiano Martins (com extensão na Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal )
Escola Estadual Dom Aquino Corrêa
Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa
Escola Estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá

Rede Particular

Colégio Celq

Educação Especial

Escola Especial Renascer (mantida pela Apae – Asasociação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Ensino Superior

Faculdades Integradas de Amambai – Fiama
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran (EAD)
Universidade Norte do Paraná – Unopar (EAD)
Universidade Paulista – Unip (EAD)

Sair da versão mobile