Início Notícias Cidades Conheça mais sobre o laço comprido, o esporte preferido do sul-mato-grossense

Conheça mais sobre o laço comprido, o esporte preferido do sul-mato-grossense

0

05/04/2013 19h31 – Atualizado em 05/04/2013 19h31

Conheça mais sobre o laço comprido, o esporte preferido do sul-mato-grossense

Fonte: Mídia MS

O laço comprido tem ganhado cada vez mais espaço em Mato Grosso do Sul, conhecido como ‘Esporte Classe A’, é tratado pelos seus praticantes como uma arte, que une família e tradição.

O esporte surgiu como uma necessidade, as histórias dos laçadores contam que antigamente as fazendas do Estado não eram cercadas, e por isso o gado se tornava ‘arisco’. Naquela época, o campeiro já laçava o gado, mas ainda não conhecia o laço como esporte, a influência gaúcha logo trouxe aos campos do Estado às famosas ‘Copas de Laço’.

A prova é realizada em uma pista onde correm os laçadores e bovinos, conhecida como cancha. A cancha contém um ponto demarcado chamado raia, o laçador deve arremessar seu laço antes de seu cavalo ultrapassar a marca de 100 metros. O competidor tem cerca de 30 metros para fechar a laçada em torno das guampas (chifres) dos bois.

O laço tem em uma ponta uma argola de metal e na outra uma presilha. O seu comprimento total deve ser de aproximadamente 18 a 20 metros. É chamada de armada a parte arremessada na cabeça do bovino e tem medidas que obedecem a categoria do laçador. Cada categoria é definida pela idade e/ou sexo, mas em uma mesma prova podem competir laçadores de categorias diferentes.

A armada é classificada em positiva e negativa. Ela é positiva quando o competidor laça apenas o chifre do boi, e negativa quando o laçador erra, ou o boi tira o laço da cabeça antes de passar pela saída da pista, ou o laçador acerta a guampa do boi depois dos 100 metros. Se a laçada é positiva, ergue-se a bandeira branca, se negativa, ergue-se a vermelha. A bandeira é levantada por um bandeirinha, que fica dentro da pista para observar as armadas. Se alguma armada gerar dúvida, ou o laçador reclamar, a comissão da prova julga a armada.

Trata-se de uma competição de precisão e envolve duas fases: uma fase classificatória e uma fase final eliminatória (mata-mata) onde quem errar está fora da competição. Ganha o laçador que tiver 100% de aproveitamento na fase do mata-mata. No nosso Estado, o laço comprido ganha cada vez mais espaço.

Sair da versão mobile