Início Notícias Cidades Instituto de Amambai propõe parcerias para projeto Amigos do Trânsito

Instituto de Amambai propõe parcerias para projeto Amigos do Trânsito

0

17/09/2013 18h44 – Atualizado em 18/09/2013 15h52

Fonte: Da Redação

Nesta segunda-feira (16), o Instituto Eduardo Dutra Lescano (IEDL) realizou reunião para apresentar o projeto Amigos do Trânsito, que visa diminuir os índices de acidentes de trânsito no município, e propor parcerias para sua efetivação em Amambai.

A reunião, que aconteceu no período noturno, na Câmara de Amambai, contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas, o prefeito municipal, Sérgio Barbosa, vereadores Roberto Dias, Roberto Protético e Jaime Bambil, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai, Azor de Assis, comandante da Polícia Militar de Amambai, major Wilson Cesar Velasques, diretor do Detrat (Departamento de Trânsito), Silvaljunho do Amaral, secretários municipais e representante do Corpo de Bombeiros.

Na oportunidade, a presidente do Instituto, Marilene Dutra Lescano, a Fofa, apresentou as razões da iniciativa do projeto. “Nossa intenção é apresentar para a sociedade um projeto que vem agregar ideias para a melhoria do trânsito e conscientização em massa da população de uma maneira impactante”, explica Fofa.

O projeto

O projeto Amigos do Trânsito pretende realizar um trabalho impactante em Amambai, com uma ação voluntária de conscientização através de palestras em escolas, órgãos públicos, igrejas e associações da cidade.

A intenção é estabelecer parcerias com os poderes executivo e legislativo, bem como com empresas privadas e a sociedade, visando buscar meios e recursos para a realização de uma ação de educação para o trânsito.

Marilene explica que a proposta quer, por exemplo, realizar blitzs educativas junto com a Polícia Militar, veicular campanhas e frases educativas em locais públicos e em documentos de servidores, como os holerites, e também destacar com a logomarca do Instituto os locais onde aconteceram acidentes de trânsito que resultaram em vítimas fatais. “É um trabalho a longo prazo”, fala Fofa.

Também a reivindicação de implementação de sinalização ou a melhoria desta nas vias públicas é outra proposta do projeto.

No decorrer da realização da ações do projeto, o Instituto espera estabelecer convênios financeiros com a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Estatísticas

Marilene destaca que entre a quinta e a sexta-feira da semana passada quatro acidentes foram registrados, somando mais dois no sábado. “Nós queremos contribuir com a prefeitura voluntariamente, organizando convênios para sinalização, realizando palestras, blitz, entre outras coisas”, acrescenta. E conclui: “O Brasil é o país mais rígido nas leis de trânsito e o lugar onde as pessoas menos respeitam a sinalização”.

Na ocasião, um dos membros do Instituto, Albertino Fachin, apresentou ao público presente estatísticas sobre acidentes de trânsito no Brasil, em Mato Grosso do Sul e em Amambai.

Segundo Albertino, o Instituto está propondo que nos projetos para viabilização de recursos, através de emendas parlamentares, para implantação de asfalto, sejam incluídas verbas para realização simultânea de sinalização. “10% dos acidentes ocorrem por falta de sinalização”, alertou ele.

Também foi falado sobre as responsabilidades do município sobre o trânsito, que são: sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e promoção da educação para o trânsito. Segundo Albertino, para a diminuição do número de acidentes de trânsito é necessário aplicar os três EEE – Educação, Engenharia e Esforço Legal. “O que se pode fazer é buscar engajamento, estabelecer parcerias, promover reuniões e estabelecer metas”, avalia o palestrante.

Sobre o IEDL

O Instituto, uma organização sem fins lucrativos, é uma iniciativa do casal Marilene Dutra Lescano, a Fofa, e Arnóbio Lescano e tem como objetivo maior promover a educação para a morte/luto – acolher, apoiar, orientar mães, pais, filhos e demais familiares durante o luto por seus entes queridos nessa fase difícil da vida, procurando fornecer alívio e conforto.

A iniciativa também é responsável pelo Coral Eduardo Dutra Lescano, que promove a integração e a descoberta de novos talentos dos integrantes do grupo, além de manter ainda um grupo de atletas que desenvolve lutas marciais.

Veja abaixo slides com dados sobre o trânsito apresentados na reunião do Instituto Eduardo Dutra Lescano





Sair da versão mobile