Início Notícias Educação Que história sua fotografia tem para contar?

Que história sua fotografia tem para contar?

0

17/04/2014 19h01 – Atualizado em 17/04/2014 19h01

Projeto na escola Felipe de Brum: Que história sua fotografia tem para contar?

Fonte: Da Redação

Qual o conteúdo de uma mensagem fotográfica? O que a fotografia transmite? A quem ou a quem ela remete seu interlocutor? Que história sua fotografia tem para contar?

O sociólogo e filósofo francês, Roland Barthes (1915-1980), fez os mesmos questionamentos. “A fotografia perpetua o passado, carrega consigo as representações sociais e o cotidiano de determinada época, ela envolve, transmite, evidência e instiga o observador a analisar aquele indício de realidade que se apresenta na fotografia, provocando emoções universais e distintas a cada indivíduo que a observa”, refletiu Barthes.

Foi neste contexto que a professora da escola estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, Liziane Aparecida Dutra Salazar, desenvolveu com os alunos de 4º ano do ensino fundamental o projeto Que história sua fotografia tem para contar?

Segundo Liziane, o projeto teve como objetivo construir um olhar crítico do aluno através da fotografia. O aluno foi instigado a observar situações cotidianas registradas através da fotografia, estabelecendo relações com o passado e presente. “A fotografia capta um momento, uma realidade única jamais revivida; a foto por si já é uma comunicação, dentro desse contexto, instigamos os alunos a conversarem com as pessoas mais velhas valorizando a sabedoria e riqueza da história registrada através de fotos”, explica ela.

O projeto foi apresentado ao curso de aperfeiçoamento de Docência na Escola de Tempo Integral, ofertado pela EAD (Educação a Distância) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Liziane é a professora responsável pela sala de tecnologia educacional da escola Felipe de Brum.

Desenvolvimento

As atividades do projeto foram realizadas no período de 10 de março a 4 de abril, com 52 alunos do 4º ano A e 4º B, que têm na regência a professora Ângela Alvarenga, e envolveu as disciplinas de Português, História, Geografia, Arte e Produções Interativas. As famílias dos alunos e a comunidade escolar também foram público alvo do projeto.

O envolvimento das famílias dos alunos é destacado pela coordenadora pedagógica Andreia Almeida. “Foi muito bom envolver as famílias dos alunos, além de relembrar bons momentos do passado dessas pessoas, da escola Coronel Felipe de Brum e da cidade de Amambai”, disse ela.

Barthes diz que a fotografia é um instante que não poderá ser reproduzido novamente, levando-se em consideração a época, os costumes e as tradições que ficam eternizados no instante fotografado.

Focados nessa ideia, os alunos pesquisaram em seus acervos fotográficos as histórias vividas e registradas em fotografias pelos familiares. “Foi um resgate de histórias reais vividas ao longo das décadas e contadas através de fotografias e recontadas pelos alunos”, diz Liziane. Ao escolher e analisar o documento, a criança foi orientada a questionar o ano, lugar, vestimentas, evento que a mesma foi tirada, levando-o a valorizar a sabedoria dos mais velhos, principalmente levando-o a dialogar e utilizar–se da comunicação para conhecer as histórias que surgiram.

A aluna Daniela Baena fala sobre o projeto: “Eu amei esse projeto, fazia tempo que não mexia no baú de tesouros, que é como eu e meus primos chamamos o baú que minha vó guarda várias recordações, também descobri que a rua da casa da casa da minha avó não era asfaltada e as crianças brincavam na rua porque na época a rua não era movimentada, descobri que meus avós tinham um mercado”.

Histórias recontadas

As histórias de vidas contidas no registro fotográfico foram recontadas em forma de texto e painéis com base no que os alunos ouviram ou viveram, sendo utilizadas como forma de aprendizagem e de tomada de consciência critica.

O aluno também aprendeu e percebeu valores com pessoas mais velhas, adquirindo respeito por essa sabedoria, começando a prestar mais atenção em seus atos, admirando o outro de forma humilde e interessada, valorizando a tradição e se interessando principalmente pelos fatos históricos. “A pessoa inspiradora ou mais velha, ao ensinar, renova seu conhecimento e autoestima”, fala Liziane.

A aluna Lara Cristine Ribeiro Bernart disse que foi uma experiência muito legal e divertida. “Em vez de ficar jogando joguinho no meu tablet ou na frente da televisão, tirei um tempo das brincadeiras para falar com pessoas da minha família, procurei informações da minha família nas fotos”, contou ela.

Exposição do projeto

A culminância do projeto aconteceu dia 15 de abril quando as famílias foram convidadas para estarem presentes na escola.

Neste dia, os alunos participantes do projeto receberam seus familiares para apresentar suas fotos, histórias e textos recontando suas fotos. Também a comunidade escolar da escola Cel. Felipe de Brum participou da exposição Que história sua fotografia tem para contar?

Na oportunidade, foram expostas as fotos dos alunos, seus relatos e depoimentos. Também um painel com fotos e textos sobre a história da escola foi apresentado. Além disso, máquinas e equipamentos fotográficos antigos foram expostos para conhecimento dos alunos.

Na avaliação geral, o projeto foi muito criativo e relevante. “O grande mérito é da professora Liziane, o projeto foi muito bem elaborado e executado e contou com organização, criatividade, socialização e resgate cultural; nota dez”, avaliou a coordenadora pedagógica Jesudete Catarina Nogueira Brum Nascimento.

Sair da versão mobile