Início Notícias Mundo Secretário-geral condena relato de violação de cessar-fogo pelo Hamas

Secretário-geral condena relato de violação de cessar-fogo pelo Hamas

0

01/08/2014 14h57 – Atualizado em 01/08/2014 14h57

Fonte: Rádio ONU

O secretário-geral da ONU condenou com veemência relatos de violação pelo movimento islâmico Hamas do cessar-fogo acordado mutuamente e que começou às 8 horas manhã desta sexta-feira (1º), horário local.

Em nota, ele disse estar “chocado e profundamente decepcionado” com estes acontecimentos.

Relatos

Ban mencionou que a ONU não tem meios independentes de verificar exatamente o que aconteceu.

De acordo com últimos relatos, dois soldados das Forças de Defesa de Israel foram mortos, e um terceiro levado cativo após o início da pausa humanitária. Segundo a nota, isto constituíria uma “grave violação” do cessar-fogo e uma que provavelmente terá sérias consequências para o povo de Gaza, de Israel e outras partes.

Credibilidade

O comunicado diz ainda que esses movimentos colocam em dúvida as garantias do Hamas para as Nações Unidas. O secretário-geral exige a libertação imediata e incondicional do soldado capturado.

Ban está “profundamente preocupado” com a retomada dos ataques israelenses em Gaza e a morte de mais palestinos nesta manhã. Em vez de dar aos dois lados, especialmente aos civis de Gaza, um intervalo “muito necessário” para que eles pudessem cuidar dos feridos, enterrar os mortos e reparar infraestrutura vital, esta quebra do cessar-fogo está levando a nova escalada.

O chefe da ONU apela aos dois lado que mostrem “máxima contenção” e retornem ao cessar-fogo humanitário de 72 horas acordado e que “tragicamente durou um breve período de tempo”. Ele também pediu a todos com influência sobre os envolvidos que façam tudo para convencê-los de respeitar a pausa humanitária.

Sair da versão mobile