Início Notícias Geral Veja dez estilos de cerveja que vão aquecer seu inverno

Veja dez estilos de cerveja que vão aquecer seu inverno

0

31/08/2014 13h00 – Atualizado em 31/08/2014 13h00

Fonte: Da Assessoria

Leves, resfrescantes e paixão nacional de um país tropical como o Brasil, a cerveja é comumente associada ao calor do verão.

O que muita gente não sabe é que elas combinam –e muito bem!– com os dias frios de inverno. É o que explica o beer sommelier Tulio Rodrigues.

Mais robustas e encorpadas, com sabores mais intensos e, em geral, com maior teor alcóolico, não precisam ser servidas ‘estupidamente’ geladas, aliás, os estilos mais robustos devem ser servidos entre 8 a 18 ºC, e os mais leves e refrescantes entre 5 a 12ºC.

Selecionamos 10 estilos cervejeiros para aquecer seu inverno:

1) Imperial IPA: O nome dessa cerveja, Imperial, remete ao fato de ela ser robusta, alcóolica e extremamente amarga –estilo originalmente inglês– e que leva seus lúpulos com características herbal e terroso. IPA é a sigla de India Pale Ale. De maneira geral, trata-se de uma cerveja refrescante e seca, com aroma floral e frutal de lúpulo e presença moderada de malte.

2) Dark Strong Ale: Estilo com forte presença de álcool, porém com baixa percepção de amargor, aroma e sabor de lúpulo. A presença de ervas e condimentos podem ser percebidos nesse estilo, que tem complexidade de ésteres frutais junto de aromas tostados; presença de malte marcante e cremosa.

3) Doppelbock: No geral, esse estilo tem características de uma cerveja mais robusta e mais alcoólica, percebe-se mais a presença do malte, sua coloração vai de cobre a marrom escuro, é um estilo com corpo médio a alto e em geral os aromas de lúpulo deve ser bem baixos.

4) Belgian Tripel: Essa cerveja é suavemente condimentada com notas de cravo e moderados ésteres frutais, normalmente tem corpo baixo, ou seja, leves, e seu aftertaste é suavemente adocicado, proveniente de maltes claros. Tem leve amargor de lúpulo e a força do álcool. Podem conter resíduo de fermento em função de re-fermentação na garrafa.

5) Bière de Garde: Ou seja, “Cerveja de guarda”, como diz a nomenclatura, tem como principais características a presença marcante de malte no sabor e no aroma com notas torradas e caramelizadas. É uma cerveja leve com amargor moderado, acompanhados por aroma e sabor de lúpulos nobres, tem presença evidente e marcante de álcool. Alguns podem assustar, mas esse neste estilo cervejeiro “de fazenda” pode trazer no sabor notas terrosas, mofadas e até de “celeiro”.

6) Schwarzbier: Esse estilo de cerveja tem o sabor predominantemente tostado, é uma cerveja com corpo médio-baixo e moderadamente adocicada, seu amargor não é tão pronunciado e tem notas suaves e frutais.

7) Russian Imperial Stout: Esse é um estilo com elevados teores de álcool, com aromas e sabores de maltes escuros, que lembram caramelos, tem aromas presentes de lúpulo frutais, o amargor é médio, equilibrado com o doce do malte. Originariamente inglesas, quando exportadas para a Rússia são conhecidas por Russian Imperial Stout.

8) Strong Scotch Ale: Cerveja de corpo alto, com presença de residual adocicado do malte. Uma de suas características é que tem o aroma de lúpulo mínimo. Tem dulçor residual

9) Robust Porter: São cervejas negras, com sabor de malte torrado, tem um corpo médio a alto, e sempre deixam um bom dulçor na boca, é para que gosta de cervejas um pouco mais amargas, mas os aromas de lúpulo são moderados, os sabores são frutais que se equilibram com notas tostadas.

10) Barley Wine: São cervejas encorpadas e extremamente alcóolicas, porém percebe-se claramente o elevado doce do malte no sabor, tem amargor médio, porém frutado, com aromas de caramelo, pode-se perceber notas de envelhecimento que lembram vinificação.

Sair da versão mobile