Início Notícias Política Na Indonésia, presidente do TSE destaca importância da Justiça Eleitoral

Na Indonésia, presidente do TSE destaca importância da Justiça Eleitoral

0

10/10/2014 15h40 – Atualizado em 10/10/2014 15h40

Na Indonésia, presidente do TSE destaca importância da Justiça Eleitoral para avanço da democracia no Brasil

Fonte: TSE

Na manhã desta sexta-feira (10), durante debate geral realizado na sétima edição do Fórum de Democracia de Bali, na Indonésia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, destacou a importância da Justiça Eleitoral para o avanço da democracia brasileira. Até este sábado (11), o ministro representará o Brasil no evento, realizado anualmente desde 2008 e que se consolidou como importante instância para a discussão de temáticas relacionadas à democracia e à governança.

Em sua exposição, o presidente do TSE abordou os desafios da democracia brasileira quanto à atualização dos mecanismos de representação e ao financiamento eleitoral. Dias Toffoli também tratou da organização e do processamento dos resultados do primeiro turno das Eleições Gerais de 2014, realizado no último domingo (5), destacando a celeridade no processo de totalização dos votos: a divulgação do resultado matemático para a Presidência da República ocorreu às 19h56m28s, com 91% dos votos válidos apurados, um recorde na história da Justiça Eleitoral brasileira.

Antes da abertura do Fórum, o presidente do TSE saudou o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que o cumprimentou pela condução do processo eleitoral no Brasil. A edição deste ano da conferência é a última a contar com o presidente indonésio. O ministro Dias Toffoli também esteve com o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, que recordou a cooperação prestada pelo Brasil a seu país em matéria eleitoral.

À tarde, o ministro Toffoli, o embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto Soares, e o assessor Internacional do TSE, Tarcísio Costa, foram recebidos em audiência pelo ministro das Relações Exteriores indonésio, Marty Natalegawa. O chanceler agradeceu a presença do presidente do TSE no evento e registrou a expectativa de que a cooperação no campo eleitoral seja um dos vetores principais do relacionamento estratégico entre os dois países. Dias Toffoli afirmou que convidará o presidente da Comissão Eleitoral da Indonésia a visitar o Brasil para que sejam definidas as bases de uma futura cooperação bilateral.

Neste sábado (11), o presidente do TSE se reunirá com o ministro das Relações Exteriores de Sri Lanka, participará de debate sobre a participação da cidadania no processo democrático e terá uma reunião de trabalho com o “Instituto para a Paz e a Democracia”, centro de estudos indonésio interessado em reforçar os laços com instituições brasileiras dedicadas à questão democrática.

A edição deste ano do Fórum conta com a participação de mais de 100 autoridades de diversos países, que debaterão o tema “A Arquitetura Democrática em Evolução: os desafios do desenvolvimento político, da participação pública e do progresso econômico e social no século XXI”.

LC/JP

Sair da versão mobile