Início Notícias Geral Projetos bem elaborados e parcerias eficientes garantem 62,4 mil novas moradias

Projetos bem elaborados e parcerias eficientes garantem 62,4 mil novas moradias

0

20/10/2014 10h04 – Atualizado em 20/10/2014 10h04

Projetos bem elaborados e parcerias eficientes garantem 62,4 mil novas moradias em MS

Fonte: Agência Brasil

Dourados (MS) – No período que compreende o ano de 2007 até o mês de outubro de 2014 o governo estadual já garantiu 62.493 unidades habitacionais, sendo que 35.744 foram entregues e inauguradas e o restante em análise, contratadas ou em andamento.

Com parcerias e bons projetos, o governo do Estado tem garantido nos últimos sete anos milhares de moradias para as famílias sul-mato-grossenses. As unidades habitacionais foram construídas por meio de diversos programas para atender projetos nas áreas urbanas e rurais – quase 34 mil entregues/inauguradas; além de comunidades quilombolas e indígenas – 1,7 mil entregues/inauguradas. Os novos lares foram edificados com recursos próprios e com contrapartida da União e prefeituras municipais.

Somente no Minha Casa, Minha Vida, programa em que foi construído, por exemplo, o complexo Harrison Figueiredo com 722 unidades habitacionais e inauguradas as duas últimas etapas na cidade de Dourados neste sábado (18), o governo estadual já investiu mais de R$ 80 milhões. Em Mato Grosso do Sul já foram concluídas mais de 9 mil unidades e estão em andamento um total de 14,6 mil moradias.

Novas moradias, resgate da autoestima

Parcerias que estão garantindo o resgate da autoestima, como por exemplo, da dona de casa Ana Lúcia Morales, de 24 anos. Neste sábado (18), ela recebeu a chave da casa própria localizada no residencial Harrison Figueiredo, em Dourados. Após um ano e meio morando num barraco de lona em uma área irregular, hoje Ana comemora a chegada de uma nova fase. Com dois filhos, um menino de um ano e três meses e a mais nova, de apenas 20 dias, a dona de casa consegue enxergar um futuro para os filhos.

“Nós pagamos por muito tempo a prestação do aluguel, mas não conseguimos mais e fomos parar num assentamento. Era uma situação muito difícil, uma peça só e quando chovia molhava todas as nossas coisas. Fora isso sempre a gente achava bichos, como cobras, dentro de casa”, recordou Fábio Roberto Nunes, de 28 anos, marido de Ana Lúcia.

Com o endereço novo a família comemora o resgate da autoestima. “Agora sim eu posso pensar num futuro para meus filhos. Eles terão um quarto só para eles. Isso tudo aqui para mim é felicidade, uma casa com conforto e segurança”, disse Ana.

Outro casal contente com o novo lar é Jucileide Sarate, de 19 anos e Leonardo de Oliveira, de 21 anos. Ela está grávida do segundo filho e diz que agora as crianças terão um quarto só para elas. “Desde quando casei, há três anos, moro com a minha mãe e na casa dela são pelo menos oito pessoas dividindo o mesmo espaço. Sentia a necessidade de ter meu cantinho e agora vai ser possível, graças a Deus”.

Para o marido é a oportunidade de poder fazer o que quiser na casa. A construção do muro do novo lar vai ser a primeira obra. “É a sensação de liberdade, de poder deixar a casa do nosso jeito. Fico feliz mesmo de saber que aqui vai ser a nossa casa, nosso espaço”.

Aos 64 anos, a aposentada Aulina Aristides vai ter a oportunidade de ter a casa própria. A vida toda pagando aluguel, agora o dinheiro vai sobrar e poderá ser utilizado para outros fins. “Eu pagava R$ 600 de aluguel e não sobrava quase nada da minha aposentadoria. Agora vai dar para comprar outras coisas. Não vejo a hora de me mudar para cá. Realmente é um sonho”.

Sair da versão mobile