Início Notícias Cidades Abertas inscrições para os cursos de magarefe, abate e desossa, em Amambai

Abertas inscrições para os cursos de magarefe, abate e desossa, em Amambai

0

18/11/2014 19h17 – Atualizado em 18/11/2014 19h17

Abertas inscrições para os cursos de magarefe, abate e desossa de gado, em Amambai

A formação está sendo oferecida pela prefeitura de Amambai, através das secretarias municipais de Indústria e Comércio e de Assistência Social

Fonte: Com informações da assessoria da prefeitura

Amambai (MS) – Com o objetivo de capacitar a população para que seja mais facilmente inserida no mercado de trabalho, a prefeitura de Amambai, através da secretaria de Indústria e Comércio e da secretaria de Assistência Social, abre as inscrições para o curso de Magarefe. Trinta vagas são oferecidas para homens e mulheres, interessados na capacitação.

Inscrições
As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Capacitação Profissional, no período de 17 a 21 de novembro, nos horários das 7 às 11h, das 13 às 17h e das 18h30 às 22h. É preciso levar Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência. A inscrição é gratuita.

Aulas
O curso é composto de 15 horas de aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas, nas especialidades magarefe, abate e desossa. As aulas teóricas acontecem no período de 24 a 28 de novembro, no horário das 19 às 22h, no Centro de Capacitação Profissional. As aulas práticas acontecem no período de 1º a 19 de dezembro, no horário das 9h30 às 11h30, no Frigorífico RD.

No cronograma das aulas teóricas, ministradas pelo médico veterinário Rafael Martins do Nascimento, consta a capacitação referente à Higiene do Funcionário; Equipamentos de Segurança; Materiais e Métodos; Boas práticas em Manipulação de Alimentos; Fisiologia Básica; Transformação Músculo x Carne e Equipamentos e Utensílios no Frigorífico.

As aulas práticas, que ocorrerão nas dependências do Frigorífico RD e serão ministradas pelo magarefe e desossador, Ramão Ortiz Arguelho, explanarão os temas: Materiais de uso no serviço; Manutenção do equipamento de trabalho; Abate x Desossa; Principais cortes; Nomenclatura das carnes; Posicionamento do operador; Formas de abates e Formas de desossa.

No final do mês de outubro, o prefeito municipal Sérgio Barbosa esteve no Frígorífico Frigmann, juntamente com os secretários de Industria e Comércio e de Administração, Odil Puques e Rodrigo Selhorst, respectivamente, além da interlocutora do Pronatec em Amambai, Luciana Buhring, a fim de identificar a demanda de profissionais necessária para a abertura do frigorífico em Amambai.

“Temos como objetivo, através do CCP (Centro de Capacitação Profissional), com a coordenação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), capacitar a população para que a mesma seja inserida no mercado de trabalho”, explica Odil Puques, Secretário Municipal de Indústria e Comércio. “No caso a maior demanda apontada pelos proprietários é de desossador e magarefe, por isso não medimos esforços para proporcionar esses cursos no nosso Centro de Capacitação. Inclusive, os alunos que se formarem poderão ser contratados em diversas outras empresas, como açougues e mercados”, conclui.

Segundo o proprietário do empreendimento, Ilmo Bauermann, o frigorífico estará em pleno funcionamento ainda este ano e poderá empregar cerca de 150 a 200 pessoas, entre homens e mulheres. “Estamos a poucos dias da abertura da empresa. Em menos de trinta dias pretendemos dar início aos trabalhos e a partir do momento em que tivermos a contratação de pessoal fechada e a liberação do SIF, que é expedido pelo ministério da agricultura, temos a estimativa de abater cerca de 300 cabeças de gado por dia”, comentou.

Sair da versão mobile