Início Notícias Cidades Considerado maior evento indígena do Estado, 12º Joind tem início em Amambai

Considerado maior evento indígena do Estado, 12º Joind tem início em Amambai

0

12/01/2015 07h37 – Atualizado em 12/01/2015 14h18

Com mais de 800 atletas oriundos de nove Municípios, o Joind entra oficialmente para o Calendário Estadual de Eventos

Fonte: Da Assessoria

Na noite desta sexta-feira (09), foi realizada em Amambai a abertura dos Joind (Jogos de Integração Indígena), que acontecem pela 12° vez em Amambai e seguem até o domingo (18).

Organizada pela JIGA (Jovens Indígenas Guarani Kaiowa em Ação) e realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e demais secretarias, da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e outros parceiros, a décima segunda edição do Joind (Jogos Indígenas) acontece até o dia 18 de janeiro e tem como sede a Escola Municipal Polo Indígena Mboeroy Guarani Kaiowa.

O professor Ismael Morel, durante o uso de sua fala na solenidade de abertura, destacou a importância dos apoios recebidos por parte da Administração Municipal. “Todos os secretários procurados por nós, bem como o Prefeito Sérgio, não mediram esforços para nos apoiar na realização do evento”, agradeceu ele, que também falou sobre a importância da participação e comprometimento dos alunos e toda a comunidade indígena para a realização do evento.

Para o capitão da Aldeia Amambai, Italiano Vasques, os jogos representam uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal para os jovens atletas. “O Joind tem trazido alegria e esperança para a nossa comunidade indígena, porque os nossos jovens não estão buscando diversões lá fora, nas drogas, na criminalidade, mas sim no esporte e o Joind é um grande incentivador dessa prática”, ressaltou o capitão.
O secretário Municipal de Industria e Comércio, e da Cidade, Odil Toledo Puques, falou sobre a relevância dos jogos no cenário estadual. “Em sua décima segunda edição, o Joind entra definitivamente para o calendário estadual de eventos, pela sua magnitude e boa organização”, ressaltou o secretário. “Tudo isso foi conquistado graças ao esforço do Professor Ismael e toda a equipe organizadora, bem como de cada secretário municipal e funcionário público que se dedicaram ao máximo para realizar a manutenção dos espaços utilizados para a realização dos jogos e alojamento dos atletas”, concluiu Odil Puques.

Segundo a organização, “o projeto Joind vem de encontro aos anseios dos mesmos (população indígena), onde o principal motivo é promover uma atividade de cunho social, esportivo e cultural, proporcionando as comunidades participantes, alternativas destinadas à valorização e fortalecimento da Cultura Indígena regional.”, esclarece o professor Ismael Morel, idealizador do projeto.

Garoto e garota Joind

Na solenidade de abertura, foi realizada a escolha dos “Garoto e Garota Joind”, competição que consiste na escolha dos mais belos jovens, que durante a competição, representarão a beleza do jovem indígena.
Avaliados pelos jurados Odil Toledo Puques, Roberto Raccthiune, Professora Katia Karine, Luiz Cláudio, Rosimeri de Carvalho, Nidia Elaine Peixxer, Rodrigo Selhorst e Vera Lorensetti, os escolhidos para ocupar o posto de Garoto Joind foram Lucas Abnei Cáceres (1° Lugar), Rodeiton Flores (2° Lugar) e Agnaldo Morales (3° Lugar). Como garota Joind, foram consagradas a Lia Oliveira (1° Lugar), Guislaine Rosa Ramires (2° Lugar) e Jucelia Ribeiro (3° Lugar).

Modalidades

As olimpíadas são compostas por competições de futsal masculino, feminino e infantil, basquetebol masculino, voleibol misto, queimada, atletismo, arco e flecha, lançamento de dardos e salto a distância.
Além das competições esportivas, ocorrem ainda concurso de dança Guarani Kaiowa (Guachire Misto), exposição e venda de artesanatos, exposição de fotografias e vídeos com temáticas indígenas.

Sair da versão mobile