Início Notícias Cidades Carnaval não acontece em Amambai

Carnaval não acontece em Amambai

0

26/01/2015 16h27 – Atualizado em 26/01/2015 16h27

Maioria da população é contra o evento

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O carnaval é uma festa popular do povo brasileiro, um evento móvel sem dia determinado, que antecede a quaresma. No ano de 2015, o Carnaval está marcado para a terça-feira dia 17 de fevereiro.

Esta festa acontece no país todo, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico. O mais conhecido é o carnaval de rua, onde, desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas, saindo com seus grupos de batucada, dançando, cantando as marchas carnavalescas e se divertindo.

O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.

Hoje, algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro, são os desfiles das escolas de samba, em Salvador, são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife, o bloco “O Galo da Madrugada” sai às ruas no sábado de carnaval pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.

Apesar de menores, outras cidades realizam festas carnavalescas com show e folia para os foliões durante o Carnaval, mas outras preferem investir o dinheiro que seria gasto em obras para o município.

Em Amambai

Neste ano, Amambai passará a data novamente sem comemoração. Nem o governo municipal, ou os promotores de evento ou os proprietários de clubes realizarão festas carnavalescas.

Segundo Elton Marques, secretário de Desporto e Cultura da Prefeitura Municipal, o motivo é a falta de tradição no município.

De acordo o secretário, durante o ano passado, ele esteve conversando com o comércio – comerciantes e comerciários, população e organizadores de eventos da cidade colhendo opiniões sobre a realização do Carnaval na cidade; a maioria se manifestou contra. “Pensamos muito, uma minoria pedia pelo evento, enquanto a maioria foi contra; por esse motivo, decidimos pela não realização”, afirma Elton.

Na opinião de Elton, a festa seria pouco valorizada, levando em conta o pouco retorno ao município, tanto na área do turismo, quanto na do comércio, que são as mais cotadas nessa época do ano.

“Para um evento deste gênero precisaríamos de um maior investimento, para um maior retorno, o que não aconteceria no momento e sim no futuro”, conclui Elton.

Opinião da população

O resultado da enquete “Você acha que Amambai deveria ter comemorações de Carnaval?”, publicada no Jornal Eletrônico Amambai Notícias, confirma a avaliação do governo municipal.

Dentre as respostas, 61.50% foram contrárias à realização de carnaval em Amambai. Os outros 25.35% e 13.15%, respectivamente, foram votos nas opções “Sim” e “Tanto faz”.

De fato, o interesse da maioria da população de Amambai não é em festas carnavalescas.

Para o designer gráfico, Raul Emmanuel Neves, apesar de não ter um perfil de pessoa que “pularia” carnaval de rua, acredita que o evento é algo necessário para o município. “A população como um todo, e a cidade vive de sua carência de lazer, sem dúvidas seria uma opção festiva muito bacana pra quem tem vontade de curtir a festa”, afirma ele.

A desenhista e projetista, Jaqueline Casagrande, considera o Carnaval uma festa bonita e divertida quando realizada em clubes e afirma que quando feita nas ruas é necessário organização com responsabilidade e muita segurança.

“Gosto de carnaval, pois os que participei na minha juventude foram muito legais, já meus filhos não tiveram as mesmas oportunidades de curtir esta festa tão brasileira e gostaria que eles tivessem, mas em Amambai, ainda não existe o interesse completo da população”, conclui ela.

Sair da versão mobile