Início Notícias Política Prego fala com moradores, visita postos de saúde e confirma falta de...

Prego fala com moradores, visita postos de saúde e confirma falta de remédios

0

19/03/2015 22h15 – Atualizado em 19/03/2015 22h15

Vereador Prego conversa com moradores, visita postos de saúde e confirma falta de remédios

Fonte: Com informações da assessoria

Amambai (MS) – Na última semana o vereador de Amambai, Anilson Prego (PSB), esteve visitando várias vilas da cidade. Na ocasião, o parlamentar conversou com moradores e acompanhou os serviços que são prestados nos postos de saúde, instalados nas vilas.

Medicamentos

Foram visitados os postos de saúde localizados nas vilas Limeira, Mangay e São Luiz. De acordo com o parlamentar, a principal cobrança dos moradores das vilas é referente à falta de remédios nas unidades de saúde.

“Durante conversa com moradores que aguardavam atendimento nessas localidades todos foram categóricos em suas reclamações sobre a falta de medicamentos”, afirma Prego.

Outra necessidade observada pelo vereador no posto de saúde da vila São Luiz é a falta de pavimentação das ruas que dão acesso ao local – em dias de chuva fica comprometido o acesso da população até a unidade de saúde.

Agentes de Saúde

Além dos medicamentos, afirma o vereador, os moradores das vilas Nossa Senhora Aparecida, Mariana e Xavier apontaram a falta de agentes de saúdem nas localidades. Prego destaca que a presença dos profissionais é primordial para a saúde da família. “São eles que realizam o contato in-loco e detectam as reais necessidades dentro da comunidade”, lembra.

“A falta dos agentes, continua o vereador, compromete até o sistema de saúde, pois, sua função é orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços básicos de saúde, inclusive, agendando consultas, exames e atendimentos quando necessário. Sem as visitas dos agentes o cidadão tem que se dirigir até uma unidade de saúde, o que muitas vezes nem seria necessário”, reforça o vereador.

Contato com profissionais da saúde

Durante contato com os profissionais da área da saúde, Prego falou sobre o Programa de Melhoria do Acesso e do Atendimento da Atenção Básica da Saúde, do Governo Federal. Prego disse que o prefeito está ciente da situação e tão logo tenha condições estará realizando uma reunião para definir os valores a serem repassados para os funcionários atuam na atenção básica (PSF, NASF e atendimento odontológico)

“Durante conversa com o prefeito fui informado que atualmente esses repasses poderiam trazer impacto ao limite da folha – que se encontra no teto máximo. Assim, a questão deve ser tratada com bastante cautela”, comenta o vereador.

Por fim, o vereador Anilson Prego diz que a aproximação com a comunidade é importante para de inteirar dos problemas existentes e trabalhar no sentido de resolve-los.

Sair da versão mobile