Início Notícias Meio Ambiente Sensoriamento remoto e conservação ambiental são temas de eventos da semana

Sensoriamento remoto e conservação ambiental são temas de eventos da semana

0

27/04/2015 14h20 – Atualizado em 27/04/2015 14h20

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Uma série de eventos na área de Ciência e Tecnologia está prevista para todo o país até o dia 1º de maio.

A capital paraibana João Pessoa recebe, desde sábado (25), o 17º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Nele, serão apresentados 953 trabalhos distribuídos entre sessões técnicas orais e painéis, além de uma centena de palestras e sessões temáticas com a participação de pesquisadores de diversos países.

O evento reúne a produção científica nacional recente nas áreas de sensoriamento remoto, geotecnologias e de suas aplicações.

Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o SBSR reúne a comunidade técnico-científica e os usuários empresariais para compartilhar experiências e discutir resultados de pesquisas, o desenvolvimento tecnológico, o ensino e a política científica realizados no País e no mundo neste setor.

Astronomia

Realizada em Vassouras (RJ), a Semana de Astronomia agita a cidade entre segunda-feira (27) e quinta (30). Durante quatro dias, o público poderá conhecer o planetário inflável, visitar exposições interativas e observar o céu à noite e o Sol.

Nesta edição do evento, também será possível ver o filme Sepideh-Reaching for the Stars e participar de minicursos de capacitação para uso dos telescópios dobsonianos 200 mm e de preparação para a OBA.

As atividades acontecerão em diferentes pontos da cidade, são livres para todas as idades e têm entrada gratuita. É necessária inscrição para os minicursos, pois as vagas são limitadas.

A pesquisadora Katia Pinheiro, do Observatório Nacional (ON/MCTI), abrirá o evento falando sobre o campo magnético da Terra, o núcleo terrestre, os efeitos das tempestades magnéticas e a importância dos observatórios magnéticos, especialmente o do município, em atividade desde 1915.

Encontro de negócios

Estão abertas as inscrições do Encontro iTec 2015 – Negócios em Inovação e Tecnologia. O evento será realizado em São Paulo na terça-feira (28) e na quarta (29), com expectativa de 500 participantes.

Trata-se de uma atividade da Plataforma iTec – Desafios e Soluções Tecnológicas, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) executada pela Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Caatinga

Também na terça e na quarta, será realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), o evento Dia Nacional da Caatinga: Governança do Uso do Solo na Caatinga e Ano Internacional do Solo.

O objetivo do evento é debater o tema com diversos atores, com foco em água, plantas e sociedade, visando elaborar subsídios para futuras políticas públicas para a promoção da convivência sustentável com o Semiárido brasileiro.

Amazônia

Antecedendo as atividades do 12º Simpósio de Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, o Instituto Mamirauá realizará, em 30 de junho, dois minicursos em sua sede em Tefé (AM). Cada minicurso oferece 20 vagas.

O primeiro minicurso, Introdução à Ecologia da Paisagem: Análises de Conectividade, será ministrado pela pesquisadora Susan Aragón, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O objetivo é discutir as metodologias e o uso prático de softwares para estudos ecológicos que incluem padrões e processos espaciais.

Aulas teóricas, demonstrações e exemplos práticos serão adotados para gerar o conhecimento e as habilidades necessárias para o entendimentos dos principais conceitos da ecologia da paisagem e da conectividade.

Já o minicurso Telemetria como Ferramenta para Conservação será ministrado pelos pesquisadores André Coelho e Camila Carvalho, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá.

Sair da versão mobile