Início Notícias Saúde Pela primeira vez, nenhum caso de ebola é registrado em sete dias

Pela primeira vez, nenhum caso de ebola é registrado em sete dias

0

08/10/2015 08h17 – Atualizado em 08/10/2015 08h17

Fonte: Rádio ONU

Nenhum caso de ebola foi registrado na semana entre 28 de setembro e 4 de outubro. O progresso foi anunciado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

Essa é a primeira vez, desde março do ano passado, que nenhum novo caso de ebola surgiu num período de sete dias. O balanço da OMS sobre o surto é divulgado uma vez por semana.

Cadeias de Transmissão

Em Serra Leoa, já terminou o ciclo de observação das pessoas que tinham tido contado com pacientes com ebola. Mas a OMS destaca que mais de 500 pessoas continuam em observação na Guiné, já que os últimos quatro casos foram registrados no país entre 26 e 27 de setembro.

Ao mesmo tempo, muitos contatos associados a cadeias de transmissão de ebola na Guiné e em Serra Leoa, não deram prosseguimento à avaliação, colocando em risco o surgimento de novos casos.

Mortes

A OMS explica que por 11 semanas consecutivas, a incidência do ebola foi menor do que 10 novos casos confirmados. A fase 3 de combate à epidemia já está em vigor, com a meta de acabar de vez com a transmissão e garantir que nenhum novo caso seja registrado.

Outra parte central da terceira fase é fazer testes rápidos em caso de suspeita e garantir o bem-estar dos sobreviventes. Juntos, Guiné, Libéria e Serra Leoa foram os três países que registraram mais casos de ebola: 28.421. Segundo a OMS, mais de 11,2 mil pacientes morreram desde o início do surto.

Sair da versão mobile