Início Notícias Policia Fifa conclui investigação sobre Blatter e Platini, que podem ter punição longa

Fifa conclui investigação sobre Blatter e Platini, que podem ter punição longa

0

21/11/2015 10h06 – Atualizado em 21/11/2015 10h06

Segundo agência de notícias, dupla deverá ser suspensa pelo Comitê de Ética por “muitos anos” por causa de pagamento feito ao francês pela entidade em 2011

Fonte: Globoesporte

O Comitê de Ética da Fifa divulgou neste sábado que concluiu as investigações sobre Joseph Blatter e Michel Platini. Agora, os responsáveis pelo caso vão estudar o relatório e depois anunciar a punição final para o suíço e o francês, que estão suspensos provisoriamente do futebol por 90 dias. Segundo a agência de notícias “Press Association”, a decisão não será nada favorável para a dupla: a suspensão deverá ser de “muitos anos” por causa do pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 7,3 milhões) pela Fifa ao presidente da Uefa em 2011.

De acordo com a reportagem, o relatório do comitê de investigação fala em “pedido de punições” a Blatter e Platini. A agência diz que o Comitê de Ética vai basear sua decisão em quatro pontos do Código de Ética da Fifa: má gestão, conflito de interesses, contabilidade falsa e falta de cooperação com o Comitê de Ética.

Nunca houve um contrato assinado entre Platini e a Fifa para o recebimento do valor em 2011. Segundo Blatter, os dois fizeram um acordo verbal com a justificativa de “trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002”.

Na última quinta-feira, o Comitê de Apelação da Fifa rejeitou os recursos da dupla contra a suspensão provisória por 90 dias de qualquer atividade relacionada ao futebol – pode haver prorrogação por mais 45 dias. Um dia depois, o francês entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em inglês) contra a decisão.

Antes do escândalo, Platini era considerado o favorito na eleição para presidente da Fifa em fevereiro de 2016. O francês chegou a apresentar a candidatura antes da suspensão, porém seu nome não aparece na lista oficial da entidade pois está proibido de ter seu nome envolvido em atividades do futebol.

Sair da versão mobile