Início Notícias Cidades Presépio é tradição na família Bampi há mais de cinco décadas

Presépio é tradição na família Bampi há mais de cinco décadas

0

07/12/2015 13h48 – Atualizado em 07/12/2015 13h48

Desde os 11 anos de idade Maria Bampi monta presépios

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- O Natal é certamente uma das datas mais emocionantes do ano, onde predomina a sintonia entre as pessoas, a afinação que é gerada pela comunhão do espírito natalino entre quase todos os nossos conhecidos. Ideais de paz, fraternidade e amor prevalecem neste período do ano.

E, faltando pouco menos de 20 dias para o dia 25, pode-se observar que as ruas, as casas e as lojas de Amambai já se vestiram de luzes e cores para comemorar uma das mais belas festas cristãs.

Dessa maneira, com o intuito de enaltecer o espírito natalino e relembrar o nascimento de Jesus, a família Bampi, tradicional em Amambai, já montou nas farmácias Bampi e São Marcos seus presépios, que, após tantos anos, já se tornaram tradicionais.

Maria Bampi, matriarca da família, conta que a elaboração do presépio é uma cultura herdada de sua mãe, desde seus 11 anos de idade. “Hoje eu tenho 69 anos e a primeira vez que montei um presépio foi há 58 anos, quando ajudei minha mãe, que tinha feito a promessa de que caso a minha irmã, que estava mal no hospital, se salvasse, ela montaria um presépio”, lembra Maria. Ela acrescenta: “A ideia inicial era montar em casa, mas minha mãe preferiu montar na capelinha da cidade para mais pessoas poderem participar”.

Segundo ela, esses momentos ficaram eternizados em sua memória. “Me lembro como se fosse ontem, minha mãe, meu pai, eu e meus irmãos, cada um de nós levando uma peça para montar o presépio na capelinha, de lá para cá nós não paramos mais”, ressalta Maria.

Dona Maria conta que mesmo após se casar, a tradição continuou, ainda mais com a chegada dos filhos e deseja que eles perpetuem essa cultura, que fortalece os laços da família.

Sandra Bampi, filha mais velha de dona Maria, diz querer continuar a tradição que passa de geração em geração na família. “É uma tradição que veio da minha nona, que passou para minha mãe e que eu pretendo dar continuidade e depois passar para minha filha”, afirma Sandra.

Presépio no Comércio

Há cerca de 18 anos a família Bampi criou o hábito de montar o presépio em seus comércios, as farmácias Bampi e São Marcos, duas das mais tradicionais empresas farmacêuticas do município.

Segundo Maria, a ideia de montar presépios nas farmácias surgiu depois que ela fez a decoração no apartamento em que morava, em um edifício em Amambai, e ninguém foi visitar. “Aquilo me deixou muito triste, então, no ano seguinte, eu montei o primeiro no comércio, foi um pequeno, que coube dentro de uma vitrine” conta ela. No outro ano, continua a empresária, em 1997, montei um presépio grande e, de lá para cá, nunca mais parei e enquanto eu tiver forças eu vou continuar montando”.

Maria ainda explica que o presépio também é uma forma de unir patrões e empregados, já que todos os anos os funcionários das farmácias Bampi e São Marcos ajudam na montagem da decoração.

Dona Maria ressalta que o presépio é um modo de agradar os clientes. “Durante todo o ano, os clientes fazem de tudo por nós, eu acho que o mínimo que podemos fazer é dar esse agrado a eles”, pontua. E finaliza: “Depois do presépio montado nós só recebemos elogios e isso faz com que esqueçamos todo o trabalho e canseira que tivemos”.

Veja abaixo algumas fotos do presépio de Dona Maria

Sair da versão mobile