Início Notícias Geral França: manifestações contra o ódio policial

França: manifestações contra o ódio policial

0

18/05/2016 16h50 – Atualizado em 18/05/2016 16h50

Foram hoje organizadas manifestações em várias cidades francesas onde se denuncia o ódio contra os polícias. As manifestações são uma concentração e a que reuniu mais participantes, e que se considera mais simbólica, ocorreu na Place de la République, em Paris, por onde passam a maioria das manifestações contra a lei do trabalho.

Fonte: Rádio France Internationale

Foi também nesta praça que se registaram mais incidentes devido a uma contra-manifestação organizada pelo colectivo “Urgência, a nossa polícia assassina” e que tinha sido proibida pelo governo civil. Não obstante esta proibição, cerca de 300 manifestantes apareceram na Place de la République onde gritaram palavras de ordem e queimaram um carro. Foram, no entanto, dispersos com gás lacrimógéneo pelas forças da ordem.

Vários políticos aliaram-se a estas manifestações contra o ódio policial ainda que os sindicatos da polícia tivessem avisado que os protestos eram apartidários. O presidente francês, François Hollande, apoiou abertamente as manifestações e o primeiro-ministro, Manuel Valls, sublinhou que os polícias defendem diariamente os cidadãos e que atacá-los é atacar a sociedade no geral.

Estas manifestações contra o ódio policial organizam-se numa altura em que, desde o início das manifestações contra a lei do trabalho, cerca de 350 polícias ficaram feridos.

Sair da versão mobile