Início Notícias Educação EE Cel Felipe de Brum desenvolve projeto de observação astronômica em Amambai

EE Cel Felipe de Brum desenvolve projeto de observação astronômica em Amambai

0

31/08/2016 15h36

Fonte: Redação

Na última sexta-feira (26), aconteceu na escola estadual Cel. Felipe de Brum, no período vespertino e noturno a culminância do Projeto Astronomia na Escola – O Sistema Solar. Na oportunidade os alunos participaram de uma palestra e oficina sobre o sistema solar com os professores Sergio Larruscaim do NTE – (Núcleo de Tecnologia Educacional, de Ponta Porã e Jhonatan Cabreira Miguel, professor de física da Fernando Saldanha de Ponta Porã.

Após o entardecer, os alunos e professores presentes tiveram a oportunidade de observar planetas e constelações a olho nu com explicações do professor dr física e realizar observação astronômica através de telescópios onde foi possível observar o planeta saturno e seus anéis.

O projeto foi desenvolvido durante o mês de agosto nas aulas de ciências no período vespertino e teve como principal objetivo despertar a curiosidade e o prazer pela ciência astronômica oferecendo uma melhor compreensão e aprendizado sobre o sistema solar, além de incentivar a participação dos alunos nas próximas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A astronomia é uma das ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do universo.

No momento da observação, na culminância do projeto, participaram ainda, alunos do ensino médio matutino e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período noturno.

“Foi emocionante observar e oportunizar aos nossos alunos, a observação dos planetas através de equipamentos profissionais. Sobretudo foi emocionante observar os anéis de Saturno”, disse a coordenadora do Projeto e coordenadora pedagógica da escola, professora Leonice Sesnick de Oliveira, que destacou o trabalho da professora Jéssica Dayane Conti Bambil de ciências e da PROGETEC Liziane Dutra Salazar.

Sair da versão mobile