Início Notícias Rural Em Amambai, 234 famílias agrícolas participam de sorteio de lotes no sábado...

Em Amambai, 234 famílias agrícolas participam de sorteio de lotes no sábado (3)

0

01/12/2016 19h26

Em Amambai, 234 famílias agrícolas participam de sorteio de lotes no próximo sábado, dia 3

O sorteio será promovido às 14h, no Centro de Eventos da prefeitura, antigo Clube Alphaville

Fonte: Agraer/Comunicação

Amambai (MS) – No próximo sábado (3), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoverá, em Amambai, o sorteio de 234 lotes adquirido por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As terras serão repassadas aos trabalhadores e trabalhadoras rurais das associações dos agricultores familiares São Bento e São Francisco. O sorteio será promovido às 14h, no Centro de Eventos da prefeitura, antigo Clube Alphaville, situado na rua Antônio Pereira dos Santos, n.º 239.

Dos 234 lotes que serão sorteados, 174 unidades correspondem aos agricultores familiares vinculados à associação São Francisco. Os 59 lotes restantes serão direcionados as famílias da associação São Bento.

O objetivo do programa é promover o acesso a terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, mini-fundistas e jovens rurais através de financiamento para aquisição de imóveis rurais.

Os lotes são oriundos do desmembramento de duas fazendas que serão adquiridas com recursos do programa.

Para a aquisição dos latifúndios é necessário à existência de uma associação. Neste caso, as associações dos Agricultores Familiares São Bento e São Francisco foram as duas entidades que estiveram à frente do processo junto a Unidade do Crédito Fundiário de Mato Grosso do Sul, setor da Agraer, coordenado por Tânia Regina Minussi.

A proposta de financiamento é elaborada por cada associação com supervisão do núcleo da Agraer que trabalha com o crédito fundiário. Finalizado o projeto, este é encaminhado para aprovação pela instituição financeira competente.

O passo final é o banco verificar a documentação da terra e das famílias cadastradas para, só então, dar entrada aos trâmites de liberação das terras e recursos.

Sair da versão mobile