Início Notícias Educação Servidores de Amambai participam do 5º Encontro dos Administrativos em Educação

Servidores de Amambai participam do 5º Encontro dos Administrativos em Educação

0

02/12/2016 16h30

Servidores de Amambai participam do 5º Encontro dos Administrativos em Educação

O encontro, promovido pela Fetems, aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro em Campo Grande

Fonte: Assessoria Simted

Amambai (MS)- Diante do atual cenário político nacional, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), realizou o 5º Encontro dos Administrativos em Educação nos dias 21 e 22 de novembro, onde foi feita uma análise das conjunturas nacional e estadual e promovida palestras relacionadas aos direitos da categoria.

No evento, os(a) trabalhadores(a) administrativos que atuam na rede pública de ensino em Amambai foram representados pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted), professora Olga Tobias Mariano e pelas servidoras administrativas, Gilnei Chaves da Silva, Viviane Ajala e Maria Tania Ximenes.

Segundo Gilnei Chaves da Silva, a experiência foi muito proveitosa por conta da troca de experiência e do conhecimento adquirido. “Foi um evento muito bom, podemos nos colocar a par do atual cenário político do Brasil, que afeta diretamente a nós funcionários públicos, isso foi bem interessante”, disse ela.

Ainda de acordo com Gilnei, o evento serviu para o melhor entendimento e valorização dos funcionários administrativos, que muitas vezes se sentem à margem da comunidade escolar. “Foi a primeira vez que participei e lá eu pude entender que vem de pouco tempo e a passos lentos a valorização do pessoal do administrativo. Lá podemos entender que temos um papel fundamental na escola em que trabalhamos”, ressalta Gilnei.

O evento aconteceu em Campo Grande e reuniu centenas de funcionários administrativos, de todas as cidades de Mato Grosso do Sul, que juntos viram, avaliaram e discutiram sobre ações da categoria perante as decisões do Governo Federal.

“Adquiri muitas experiências no evento e vimos que só vamos conseguir algo para a nossa classe se nos unirmos, e nós precisamos fazer isso para lutarmos pelos nossos direitos”, finaliza.

De acordo com o secretário de finanças da Fetems, Jaime Teixeira, que foi o coordenador da mesa de debate sobre a Análise de Conjuntura, o momento do Brasil exige de nós reflexão e ação. “Não tem como fazer uma análise de conjuntura estadual atualizada quando o estado democrático de direito está sendo desmontado nacionalmente, temos uma atmosfera de instabilidade, de incertezas dos recursos dedicados a áreas como a educação pública, portanto isso dificulta e muito os processos de negociação local. O período que estamos vivendo exige de nós muita luta”, disse.

Sair da versão mobile