05/12/2016 07h40
Fonte: Universo Agro
O mercado de leite no Brasil saltou de 4,6 bilhões de litros em 1995 para cerca de 13 bilhões em 2015, sendo dividido entre os tipos UHT, pasteurizado, e em pó, e suas respectivas categorias de gordura, entre integral, desnatado, entre outras. O dado foi apresentado no webinar “Leite com valor agregado: Oportunidades de mercado para proteína do leite no Brasil”, realizado pela TetraPak nesta semana.
Segundo Beatriz Loureiro, da área de marketing lácteos da empresa, o mercado está de olho nas tendências, buscando oferecer produtos com maior valor agregado que atendam as necessidades e preferências dos consumidores.
Entre as principais tendências de consumo para o leite, o webinar destacou:
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Conveniência e praticidade: características relacionadas a embalagens, modo de preparo e tamanhos;
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Produtos customizados: exemplo é o avanço do leite sem lactose, que está presente hoje em cerca de 10% dos lares brasileiros;
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Qualidade e confiança: atributos relacionados à origem e rastreabilidade do produto, bem como a valores socioambientais das empresas;
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Saúde: o consumidor está mais proativo, buscando no alimento o bem-estar, a prevenção de doenças, na mão contrária do paradigma da cura.