Início Notícias Cidades Audiência Pública debate implantação da Delegacia da Mulher em Amambai

Audiência Pública debate implantação da Delegacia da Mulher em Amambai

0

17/12/2016 23h42

Evento reuniu instâncias governamentais e não governamentais na sexta-feira (16) no auditório da Uems de Amambai.

Fonte: Redação

Um total de 111 mulheres sob Medida Protetiva, 115 casos de violência doméstica registrados e seis mulheres em situação de risco. Este é o resumo deste ano da 3ª Companhia de Polícia Militar de Amambai sobre a segurança das mulheres. Se levados em consideração os números dos últimos dois anos, verifica-se que foram 366 registros de violência doméstica contra mulheres de Amambai.

Por outro lado, a atuação do Movimento de Mulheres de Amambai (MMA), a formalização da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado ao gabinete do prefeito municipal, e a implantação do Conselho de Direitos as Mulheres impulsiona a garantia de mecanismos para reduzir a falta de segurança das mulheres do município, entre outros enfoques trabalhado pelas instituições.

Este é o contexto que motivou o MMA, a Coordenadoria para as Mulheres, o Conselho dos Direitos da Mulher, a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a Polícia Civil a realizarem a Audiência Pública com o tema Implantação da Delegacia de Atendimento a Mulher.

O evento, realizado no auditório da Uems, na última sexta-feira (16), no período noturno, contou com a participação da comunidade e com as presenças do prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa; do presidente da Câmara de Vereadores, Anilson Rodrigues de Souza; do delegado da Polícia Civil, Mikaill Alessandro Gouveia Faria; do comandante da PM, major Carlos Magno; da deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB); da presidente do MMA, Maria Derli Jaime; da vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Gelza Dutra Moraes, a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Zélia Rodrigues Borges; o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Romiran Oliveira Cerqeira, e o procurador do município, Valdir José Luiz.

Após a intervenção da presidente do MMA, Derli Jaime, que apresentou o histórico da atuação do movimento e, em especial, a luta das instâncias governamentais e não governamentais pela criação da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), o delegado da Polícia Civil destacou a importância e necessidade de um atendimento especializado nos casos de violência contra as mulheres e a estrutura do órgão no município. Com a instalação da DAM, os municípios da região – Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Cel. Sapucaia e Paranhos teriam este atendimento especializado.

Projeto Mulher Segura foi o tema abordado pelo comandante da PM. A iniciativa, que iniciou em 2014, visa o atendimento a mulheres que sofreram violência doméstica no município e de outras cidades de atuação da 3ª Cia. Independente de PM. O Projeto oferece um atendimento profissional e humanizado e busca minimizar os indicadores da violência doméstica.

A equipe, formada por policiais masculino e femininas, realiza visitas domiciliares e define com o comando de que forma a Policia Militar vai agir em cada caso. O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

Em seu pronunciamento, a deputada Antonieta Amorim reiterou seu compromisso com a luta pela implantação da DAM em Amambai, afirmando que já teve, inclusive, o aval do governador de Estado, Reinaldo Azambuja para a reivindicação. Também abordou a deputada a necessidade do município ter uma Casa Abrigo, para acolhimento as mulheres vítimas de violência.

Por fim, foram entregues homenagens ao delegado Mikaill Farias; escrivã Leda de Andrade; major Carlos Magno e equipe do Projeto Mulher Segura – sargento Geraldo Silva e os soldados Adelino, Inez de Paula, Carina e Maria Clara; equipe do Corpo de Bombeiros – comandante capitão Romiran Oliveira, cabo João Henrique e os soldados Slone Carlos e Higor Thiago; presidente da Câmara, Anilson Rodrigues de Souza, e o prefeito de Amambai, Sergio Barbosa.

A moção entregue aos homenageados é um reconhecimento e agradecimento pelo apoio em todas as atividades relacionadas a implantação de politicas públicas as mulheres no município.

Para a presidente do MMA, a audiência pública foi um sucesso. “Avançamos e teve produtividade; estamos no caminho certo. Quero agradecer todas as associadas do nosso Movimento pelo empenho e trabalho na realização deste evento (…) com humildade, companheirismo e trabalho, estamos atingindo os objetivos que tanto sonhamos; missão dada, missão cumprida”, avaliou Derli Jaime.

Sair da versão mobile