Início Notícias Rural Período de plantio aumenta incidência de ferrugem asiática na soja

Período de plantio aumenta incidência de ferrugem asiática na soja

0

21/12/2016 11h02

Condições do clima favorecem desenvolvimento da doença em algumas regiões

Fonte: Uagro

O Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) divulgou novo alerta sobre os riscos do surgimento da ferrugem asiática na soja em diversas regiões do País, devido às variações no clima. “Na safra 2016/17, a janela de plantio, se estendeu devido às más distribuições de chuva. Plantios iniciados em setembro foram interrompidos pelos curtos períodos de estiagem, tendo sido reiniciados somente após o retorno das chuvas. Em algumas áreas, as chuvas se intensificaram e as temperaturas ficaram mais amenas, o que criou condições favoráveis ao desenvolvimento da doença”, explica Sergio Abud da Silva, biólogo da Embrapa e membro do Cesb.

Provocada pelo fungo “Phakopsora pachyrhizie”, a ferrugem asiática tem grande potencial de danos às folhas e consequentes perdas na produtividade. A recomendação do Cesb é para que os produtores realizem o monitoramento da presença da ferrugem asiática na região, e façam o controle preventivo da doença com o uso de fungicidas aplicados com alta tecnologia para uma boa proteção das plantas.

“Um dos principais fatores para a obtenção de elevados rendimentos em lavouras de soja é a manutenção de folhas sadias até o estádio R6”, explica Abud. Na safra atual o Consórcio Antiferrugem já relatou ocorrência da doença nos Estados do MT, MS, SP, SC e RS.

Sair da versão mobile