Início Notícias Saúde Refrigerante sem açúcar não ajuda a manter peso

Refrigerante sem açúcar não ajuda a manter peso

0

08/01/2017 09h30

Refrigerante sem açúcar não ajuda a manter peso, diz pesquisa

Revisão de estudos não encontrou evidências de benefícios da bebida para a saúde

Fonte: Minha Vida

Refrigerantes “diet”, “light” ou “zero” recebem adoçantes artificiais no lugar de açúcar e consumam servir como alternativa para aqueles que querem manter a saúde e o peso, porém pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Imperial College London afirmam que refrigerante sem açúcar não oferece nenhuma vantagem em comparação à versão normal da bebida.

Os pesquisadores analisaram os impactos das bebidas, como refrigerantes, sucos e chás gelados, no ganho de peso e na obesidade. Não foram encontradas evidências de que as bebidas adoçadas artificialmente seriam mais saudáveis, além disso não se sabe os efeitos destes produtos para a saúde a longo prazo.

Através de uma revisão de estudos anteriores, os pesquisadores alertam que a falta de informação sobre as bebidas dietéticas podem ter origem estratégias de marketing das grandes empresas, que induzem o consumidor a ingerir esses produtos.

As bebidas dietéticas representam 1/4 do consumo global de bebidas doces, mas eles não são avaliados com a mesma rigidez que as bebidas com açúcar. Apesar de conter poucas calorias, este tipo de bebida pode desencadear consumo compensatório de comida por estimular os receptores do sabor doce.

De acordo com a pesquisadora Maria Carolina Borges, da UFPel, a falta de evidências científicas sobre a vantagem das bebidas dietéticas deve ser levada em conta na hora de tomar a decisão de consumir refrigerantes “zero” em substituição aos refrigerantes normais.

Além dos danos à saúde, os cientistas revelam também os malefícios dos produtos ao meio ambiente, como por exemplo até 300 litros de água necessários para a produção de uma garrafa plástica de 0,5 litros.

Sair da versão mobile