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FETEMS e ACP na luta contra o fechamento das séries iniciais do Ceada

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14/01/2017 10h00

Fonte: FETEMS

As direções da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) vêm participando de uma série de reuniões, integraram uma comissão e se posicionam publicamente contrários à decisão da SED/MS (Secretaria da Educação de Mato Grosso do Sul) de fechar as séries iniciais (1° ao 5°), do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação) de Campo Grande, que atualmente atende ao todo mais de 50 alunos surdos, com o 1° ao 5° ano e o ensino médio. A partir do início de 2017 os alunos matriculados no local serão transferidos para escolas regulares da Rede Estadual de Ensino.

Somos solidários aos pais, professores e funcionários do Ceada que estão indignados com essa decisão da SED, pois além das aulas com todo o respaldo necessário as necessidades destes alunos, no local também existe um atendimento especializado aos familiares, que necessitam de um respaldo para acompanhar o crescimento destas crianças.

Nossa defesa, diante da alegação da SED, de haver apenas 12 matrículas nestas séries iniciais, no ano de 2017, é que as mesmas não sejam desativadas de imediato e que esse processo ocorra gradativamente e paralelo à implantação de uma Escola Bilíngue. Não acreditamos que na escola regular, mesmo com o acompanhamento de profissionais capacitados, esses alunos e suas famílias terão o atendimento que necessitam, como havia no Ceada, pois não existe atualmente uma política pública séria de inclusão social que consiga inserir estes alunos no cotidiano escolar de uma unidade regular pública de ensino.

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