Início Notícias Educação Simted de Amambai afirma que 2017 será um ano de muita luta

Simted de Amambai afirma que 2017 será um ano de muita luta

0

13/01/2017 09h21

A avaliação foi feita durante reunião da diretoria do sindicato, realizada no final de dezembro

Fonte: Assessoria do Simted

Amambai (MS)- Avaliar as ações políticas e administrativas realizadas em 20016, assim como analisar a elaboração de projetos para 2017 foram as pautas da reunião da diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Amambai (Simted), realizada no dia 27 de dezembro.

Na opinião da presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, 2016 foi um ano muito difícil para a classe trabalhadora por conta das medidas votadas no Congresso Nacional, que atingiram diretamente o funcionalismo público.

“Com certeza 2016 foi um ano muito difícil para todos nós, foi um ano de muita luta, muita resistência para garantirmos os nossos direitos; infelizmente 2017 parece que vai ser pior ainda, mas asseguramos que vamos lutar para que não tenhamos nenhum direito a menos”, frisou Olga.

A previsão negativa da presidente para o novo ano está embasada em medidas que congelam os salários dos servidores, o índice de reajuste abaixo do índice da inflação, entre outras ações que afetam diretamente os trabalhadores.

Ainda durante a reunião foram explanadas questões que preocupam a classe, como a reforma a Reforma da Previdência, a PEC 55, a crise nas prefeituras, que acarreta a diminuição de verbas, entre outras.
“É um momento muito delicado, o cenário é mesmo de retrocesso e não há outro caminho senão a luta”, afirmou Olga.

Para 2017

Esfera Estadual

Ficou decidido na reunião que durante o ano de 2017, a categoria realizará 10 seminários regionais nos maiores municípios de Mato Grosso do Sul para detalhar a reforma da Previdência, além de insistir junto ao Governo Estadual a implantação de uma política de valorização do administrativo em educação.

“Vamos estar lutando muito também pelos administrativos, para isso, entregaremos uma camiseta, marca da nossa luta e pedimos que cada um dos servidores mande um email para o governador pedindo, além da valorização, a incorporação do abono salarial”, disse Olga.

Também na reunião, ficou deliberado que a presidente do Simted de Amambai, será a representante da região em um evento que acontece em Brasília entre os dias 12 e 15 de fevereiro, onde estão sendo apresentados encaminhamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) ao Congresso Nacional e onde será decidida a data para o início da greve geral contra a Reforma da Previdência.

“Nós não podemos nos calar diante dessas medidas que afetam o servidor público, vamos estar mobilizados para ocupar a Assembleia Legislativa, porque neste ano, nossa resistência será aqui no Estado mesmo”, ressaltou Olga.

Esfera Municipal

Na esfera municipal, o Simted estará trabalhando para garantir o cumprimento da Lei do Piso, que neste ano prevê o reajuste de 7,64%, a partir no mês de janeiro.

Segundo Olga, em conversa com a secretária de educação, já ficou agendado uma assembleia no dia 10 de fevereiro, que contará com a presença do prefeito para que sejam decididos diversos assuntos de interesse da classe da categoria.

Sair da versão mobile