Início Notícias Rural Pesquisa da Embrapa prova que sorgo pode prejudicar produtividade da soja

Pesquisa da Embrapa prova que sorgo pode prejudicar produtividade da soja

0

02/03/2017 15h09

Plantio da soja deve acontecer uma semana após colheita do sorgo, porque a oleaginosa libera substâncias no solo prejudiciais a cultura sucessora

Fonte: Universo Agro

A produtividade da soja pode estar ameaçada se for semeada após a colheita de sorgo sacarino. A conclusão é de uma pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS), que comprovou que o cereal deixa resíduos prejudiciais para o desenvolvimento das lavouras.

Segundo o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, foi observado que o sorgo libera no solo substâncias alelopáticas e esses resíduos prejudicam tanto a parte aérea quanto o sistema radicular da planta sucessora, reduzindo o potencial produtivo de qualquer cultura semeada após colheita do sorgo.

Por isso a recomendação, de acordo com o pesquisador, é que que a soja seja plantada pelo menos uma semana após a colheita do sorgo.

O termo alelopatia foi criado pelo austríaco Hans Molisch, que descreve a influência de um indivíduo sobre o outro, neste caso, de uma planta sobre a outra planta. O efeito é realizado por biomoléculas (denominadas aleloquímicos) produzidas por uma planta e liberadas no ambiente.

Sair da versão mobile