Início Notícias Mundo Guterres alerta que “discriminação e violência estão aumentando”

Guterres alerta que “discriminação e violência estão aumentando”

0

21/03/2017 15h43

Fonte: Rádio ONU

Secretário-geral da ONU fez a declaração para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Incitamento ao Ódio, incluindo o contexto da migração.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou esta terça-feira que “a discriminação e a violência estão aumentando no mundo.

Segundo Guterres, as pessoas estão se tornando alvo por causa de sua raça, nacionalidade, etnia, religião ou orientação sexual.

Fronteiras

A declaração foi feita para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Incitamento ao Ódio, incluindo o contexto da migração, este 21 de março.

O chefe da ONU disse que fronteiras estão sendo fechadas e o regime de proteção aos refugiados está sendo minado. Ele explicou que num momento de mudança, “é fácil pintar as comunidades mais vulneráveis como a causa dos problemas”.

Guterres afirmou que os “migrantes se tornaram bode expiatórios e a xenofobia está se espalhando”. Mulheres e meninas de comunidades que representam minorias são geralmente alvo dos ataques.

Esperança

Apesar desse “quadro sombrio”, o secretário-geral afirmou que existem “vários raios de esperança”. Ele contou que muitas comunidades abriram as portas para receber refugiados e migrantes, reconhecendo que a migração é parte da solução da crise.

Guterres declarou que esse é o momento de a comunidade internacional assumir o compromisso de avançar ainda mais para acabar com as diferenças, combater a intolerância e proteger os direitos humanos de todas as pessoas.
O chefe da ONU disse ainda que todos têm um papel a desempenhar porque as discriminação racial desestabiliza sociedades, destroi a legitimidade dos governos e mina democracias.

Para Guterres, “se todos agirem juntos para acabar com a discriminação será possível elevar a humanidade”.
Ele pediu que todos combatam a intolerância, eliminem a discriminação e participem da campanha global da ONU “Juntos” para alcançar respeito, segurança e dignidade para todas as pessoas.

Sair da versão mobile