Início Notícias Educação Uems de Amambai recebe primeira parada do projeto Reitoria Itinerante

Uems de Amambai recebe primeira parada do projeto Reitoria Itinerante

0

29/03/2017 08h02

Abertura aconteceu no auditório da Uems e contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos do município

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Foi na presença de autoridades civis e militares e representantes de segmentos da sociedade amambaiense que aconteceu, na manhã desta terça-feira (28), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), unidade de ensino de Amambai, a primeira parada do projeto “Reitoria Itinerante”.

O projeto consiste em promover um roteiro integrado de viagens da reitoria da universidade e demais membros da gestão às 15 cidades onde a Uems está presente, aproximando a reitoria das unidades universitárias.

O reitor da universidade, Fábio Edir dos Santos Costa, presente no evento, disse que o objetivo do evento é estar ainda mais próximo das universidades, podendo assim ouvir cada reivindicação. “O objetivo do evento é estar mais presente ainda em todos os nossos 15 municípios, intensificar e otimizar esta relação, de forma articulada, implementando estratégias e ações para otimizar os mecanismos de gestão da Uems”, ressaltou o reitor da universidade. E continuou: “Nossa universidade não é apenas grande ou bonita, ela representa a população sul-mato-grossense, porque está presente em todas as regiões (…) e é uma honra iniciarmos esse projeto por Amambai, que é sempre muito acolhedora e que temos grande apreço”.

Na oportunidade, a gerente da Uems em Amambai, Viviane Scalon Fachin, agradeceu a visita da comitiva de gestores da universidade e ressaltou a presença maciça de ex-alunos da Uems na plateia.

“É uma alegria muito grande para a Uems de Amambai sermos os primeiros a receber a Reitoria Itinerante, queremos agradecer a disposição dessa comitiva vir nos ouvir em casa (…) gostaria também de ressaltar que tenho muito orgulho de olhar para esta plateia e saber que muitos desses rostos nós vimos em sala de aula ou pelos corredores da nossa instituição desde 1995, isso nos faz ter a certeza que fizemos um bom trabalho”, disse Viviane.

O vereador Humberto Hassegawa, na oportunidade representado o presidente do Legislativo Municipal, Carlinhos, salientou em sua fala, a boa administração que a unidade da Uems em Amambai possui. “Amambai é agraciada com uma ótima universidade, que é a nossa Uems, dessa forma, quero parabenizar os responsáveis pelo pólo em Amambai e o modo como têm trabalhado no nosso município e desde já, queremos colocar a Câmara Municipal como parceira dessa instituição em tudo o que precisar”, afirmou o vereador.

O prefeito, Dr. Bandeira, que também esteve presente no evento, falou sobre a comunidade acadêmica de Amambai e reafirmou a parceria da Prefeitura Municipal com a Uems. “O município de Amambai se sente muito honrado em ser a primeira parada desse projeto, que fará com que nossa comunidade acadêmica ganhe ainda mais, porque com a presença da reitoria aqui na nossa universidade, as demandas e necessidades poderão ser acompanhadas in loco (…) aproveito para ressaltar que a Prefeitura Municipal é parceira da Uems e está sempre de portas abertas para ouvir as demandas dessa instituição”, destacou o prefeito, que ainda disse que no mês de abril também vai lançar o projeto “Prefeitura Itinerante”, oportunidade que levará a estrutura do poder executivo para atendimento nos bairros de Amambai.

Números

Durante toda a manhã, o reitor, o vice-reitor da universidade, Laércio Alves de Carvalho e demais assessores e secretários da instituição, estiveram reunidos com parte da comunidade acadêmica de Amambai e representantes de segmentos da sociedade, palestrando sobre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e explanando seus números.

De acordo com o Fábio Edir, a Uems conta hoje com 422 professores efetivos, dos quais 76% são doutores, 20% são mestres e 4% especialistas, além dos 296 professores convocados e 381 técnicos administrativos.
Ele ainda ressaltou que em Amambai já foram formados 1.078 profissionais e que atualmente mais de 200 alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Ciências Sociais e História e de mestrado profissional em história na Cidade Crepúsculo.

Com relação aos investimentos, o reitor disse que de 2015 para cá, foram investidos R$ 379 mil na unidade de Amambai. Além disso, destacou, que a UEMS pagou o valor de R$ 462 mil no último ano em bolsas e auxílios aos acadêmicos do município. “Além de sermos uma universidade pública, investimos no nosso aluno e esses números são provas disso, queremos dar subsistência para que ele se mantenha estudando e se torne, futuramente um excelente profissional, já que segundo estudos feitos pela nossa equipe, apontam que 79% dos formados na Uems atuam em sua área de formação”, salientou Fábio Edir.

Estiveram presentes na abertura do projeto Reitoria Itinerante o prefeito, Dr. Bandeira; os vereadores Humberto Hassegawa, Ismael Morel, Janete Córdoba e Darcy; a secretária de Assistência Social, Eronilde Silveira, a secretaria de educação, Zita Centenaro, além da gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Rhaissa Siviero e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), Clemente Júnior.

Veja abaixo as fotos da abertura do evento:

Sair da versão mobile