Início Notícias Cidades Coronel Sapucaia vem conhecer trabalho de combate a dengue em Amambai

Coronel Sapucaia vem conhecer trabalho de combate a dengue em Amambai

0

14/04/2017 15h04

Objetivo é levar para o município fronteiriço modelo de erradicação do mosquito aedes agypti que vem dando certo em Amambai

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

A Prefeitura de Amambai recebeu a visita de representantes dos poderes executivo e legislativo do município de Coronel Sapucaia, os quais vieram conhecer de perto o método de trabalho adotado pela equipe do Dr. Bandeira, no sentido de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chinkungunya e o zika vírus.

Durante a visita, o vereador Patrick da Contact e os representantes do setor de saúde da Prefeitura de Coronel Sapucaia, mantiveram primeiro audiência com o prefeito Dr. Bandeira e depois foram recepcionados pelo secretário de Gestão, Virgilio Silvero Neto (Tio Bilo), o procurador jurídico de Amambai, Caio Fachin; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos; Vilmar Cubas, diretor de fiscalização da Prefeitura de Amambai; e o coordenador do setor de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde.

O vereador Patrick da Contact disse que o objetivo é copiar o modelo que vem dando certo em Amambai, criando também em Coronel Sapucaia uma legislação que penalize as pessoas que não colaboram com a limpeza pública. A Lei de Amambai diz que os proprietários ou titulares de imóveis – terrenos ou edificações – são obrigados a mantê-los limpos sob pena de aplicação de multa no valor correspondente a 10 UFAs (Unidades Fiscais de Amambai), que atualizada hoje custaria em torno de R$ 580 para multa aplicada a terreno com medida de no máximo 300 metros quadrados.

Se o proprietário ou titular não cumprir com a lei e a Prefeitura Municipal tiver que fazer a limpeza, o custo da limpeza de um terreno de 10x30min. é de R$ 1.241,45. O objetivo da lei não é penalizar os proprietários, mas conscientizá-los da importância em manter limpos os terrenos baldios e os próprios terrenos residenciais e comerciais. Após os mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura de Amambai, o índice de infestação do mosquito diminuiu e, consequentemente, o número de pessoas infectadas pelas doenças.

Sair da versão mobile