Início Notícias Saúde Poder das vacinas ainda não é plenamente utilizado

Poder das vacinas ainda não é plenamente utilizado

0

26/04/2017 14h56

Fonte: Rádio ONU

Organização Mundial da Saúde,OMS, promove Semana Mundial da Imunização até 30 de abril; para agência da ONU, aumentando os índices de imunização em todo o mundo seria possível salvar mais 1,5 milhão de vidas por ano.

Na Semana Mundial da Imunização, celebrada até 30 de abril, a Organização Mundial da Saúde, OMS, destacou que as vacinas previnem 26 doenças potencialmente fatais e evitaram pelo menos 10 milhões de mortes entre 2010 e 2015.

Em um comunicado, a chefe da agência da ONU, Margaret Chan, declarou que esses medicamentos são uma das maiores histórias de sucesso da medicina moderna.

Alerta

Ao mesmo tempo, a OMS afirma que o pleno potencial das vacinas ainda não é totalmente utilizado.
A agência alerta que a meta de todos os 194 países que assinaram o plano de ação global para eliminar doenças evitáveis por vacinas até 2020 está atrasada. A lista de enfermidades inclui sarampo, rubéola e tétano materno e neonatal.

Segundo a OMS, aumentando os índices de imunização em todo o mundo seria possível salvar mais 1,5 milhão de vidas por ano.

Angola

De acordo com os últimos dados da agência, cerca de 19,4 milhões de crianças pequenas em todo o mundo não recebem vacinas de rotina como a DTP3, ou tríplice, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche.

Destas, cerca de 11,5 milhões vivem em 10 países: Angola, Etiópia, Filipinas, Índia, Indonésia, Iraque, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo e Ucrânia.

O objetivo dos 194 países signatários do plano de ação da OMS é alcançar uma cobertura de vacinação de pelo menos 90% nacionalmente e pelo menos 80% em cada distrito até 2020.

Sair da versão mobile