Início Notícias Cidades Aprosoja/MS inicia instalação de Estações Meteorológicas

Aprosoja/MS inicia instalação de Estações Meteorológicas

0

27/04/2017 10h46

Fonte: Aprosoja

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) conta, agora, com três estações meteorológicas em propriedades localizadas em diferentes regiões do Estado. O Projeto de Estações Meteorológicas agora está em fase de testes e validação, e fornecerão dados para uma previsão do tempo com maior precisão.

De acordo com analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, o objetivo da Aprosoja/MS é implantar estações de baixo custo e alta eficiência. “Estas informações irão possibilitar um acompanhamento mais preciso, podendo vir futuramente servir como base de dados tanto para o produtor que a possui quanto para aqueles que estão próximos para analises de previsão para tomar decisões do melhor momento para plantio”, explica.

O produtor rural Almir Dalpasquale cedeu um espaço em sua propriedade que fica na região de Coxim, norte do Estado, para a realização das instalações de uma das estações.

Para ele, as informações que serão fornecidas serão fundamentais para a obtenção de melhores resultados na agricultura de MS. “Faltam estas informações no MS, não sabemos os volumes anuais de chuvas, como também os volumes acumulados em períodos passados, já que nenhum ano é igual ao outro, e estas estações nos trarão estes dados”, comenta.

De acordo com o Presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, ações como esta tornam o agricultor preparado e seguro para enfrentar os obstáculos que possam surgir durante o desenvolvimento de sua produção. “A previsão do tempo é fundamental para a tomada de decisões na condução da lavoura e a Aprosoja/MS por meio da instalação destas estações meteorológicas, somada aos projetos e ações que já desenvolve, pretende garantir a estabilidade da atividade agrícola, para que o estado de Mato Grosso do Sul possa desfrutar de uma produção competitiva, sustentável e integradora”, enfatiza.

O projeto é fruto de um convênio firmado pela Aprosoja/MS com a empresa Intely, que desenvolve seus trabalhos na Fundação Tuiuiu e faz parte do grupo de startups do Sebrae MS.

Sair da versão mobile