Início Notícias Brasil Uso de drone requer técnica para tratamento de imagem aérea

Uso de drone requer técnica para tratamento de imagem aérea

0

13/07/2017 14h58

Fonte: Embrapa

O Dia de Campo na TV vai falar sobre os veículos aéreos não tripulados (Vants) ou drones e a necessidade do tratamento das imagens geradas de forma correta. Esses robôs voadores trouxeram à tona o emprego de programas computacionais para aquisição, tratamento e análise das imagens captadas por máquinas fotográficas embarcadas nesses equipamentos.

Hoje, vários centros de pesquisas e empresas privadas estão apostando no desenvolvimento e aprimoramento de programas que interpretam as imagens, transformando-as em dados úteis para os produtores. O Laboratório de Imagem e Modelamento da Embrapa Instrumentação, localizada no estado de São Paulo, está trabalhando para atender às demandas nas áreas que vão da indústria cinematográfica à pesquisa agropecuária. “Investimos na criação de metodologias de processamento de imagens para drones de baixo custo capazes de operar em condições de campo adversas”, diz o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge.

O programa vai mostrar como a Embrapa Instrumentação vem investindo há quase 20 anos no desenvolvimento de sistemas para o processamento de imagens captadas pelos vants. E algumas ferramentas já estão disponíveis gratuitamente para os agricultores, como o sistema para análise da cobertura do solo – Siscob – e o sistema de coleta geolocalizada – GeoFielder. Uma boa técnica de geoprocessamento pode identificar com precisão na lavoura a existência de pragas e falhas, problemas de solo, áreas atingidas por erosão e assoreamento de rios, área atacada com nematoide, deficiência hídrica. Um software no computador indica com cores específicas os problemas que provocam prejuízos nas propriedades.

O Dia de Campo na TV “Uso de drone requer técnica para tratamento de imagem aérea” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Sair da versão mobile