Início Notícias Educação Parceria firma realização das Conferências Populares de Educação

Parceria firma realização das Conferências Populares de Educação

0

17/07/2017 14h16

Fetems e UFMS firmam parceria para realização das Conferências Populares de Educação

Fonte: Fetems

Nesta segunda-feira(17), a FETEMS(Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) participou de uma reunião com diretora da Faculdade de Educação da UFMS(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professora Ordália Alves Almeida.

O encontro teve como intuito promover uma parceira entre a Universidade e a FETEMS para a realização em conjunto com o Fórum Estadual de Educação, das Conferências Populares Regionais de Educação e da Conferência Popular Estadual de Educação.

Conforme a pré-agenda serão treze municípios sedes que agregarão outros municípios próximos. A data inicial para as conferências regionais é 1ºde setembro e a Conferência Estadual, em fevereiro de 2018.

“Nosso entendimento é que essas conferências que estarão sendo realizadas sem apoio do Ministério de Educação têm como objetivo realizar uma discussão do Sistema Nacional de Educação e fazer uma avaliação dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de educação. Entendemos que a parceria com a FETEMS é fundamental porque a entidade congrega os sindicatos e os profissionais da educação básica de Mato Grosso do Sul”, disse a diretora da Faculdade de Educação da UFMS.

“Nós temos uma determinação da CNTE em participar e construir juntos a possibilidade de realizar a Conferência Popular Nacional de Educação. Vamos trabalhar em conjunto com a UFMS e nossos SIMTEDs para participar e se envolver na realização das conferências regionais e estadual. Vamos prosseguir com a continuidade na promoção do debate democrático da educação que o MEC infelizmente está se negando a fazer, a partir do momento em que suspende o Fórum Nacional de Educação e coloca em dúvida a realização da Conferência Nacional Oficial. O movimento social, sindical e as universidades irão organizar a Conferência Popular, pois é um instrumento fundamental para a Educação Brasileira”, pontou o professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS.

Também participaram da reunião a vice-presidenta da FETEMS, professora Sueli Veiga Melo, a secretária geral, professora Ana Maria Oliveira e o secretário de formação sindical, professor Onivan Correa.

Leia AQUI o documento sobre a inviabilização da CONAE(Conferência Nacional de Educação) pelo MEC(Ministério da Educação).

Sair da versão mobile