Início Notícias MS aprova proposta para mapear violência contra mulher na fronteira

MS aprova proposta para mapear violência contra mulher na fronteira

0

01/01/2018 12h36

Trabalho será conjunto entre MS, PR, SC e RS

Fonte: Midia Max / Richelieu Pereira

Proposta do Governo Estado, o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Sul) aprovou resolução apoiando a criação de um grupo de trabalho para elaboração do diagnóstico e mapeamento da violência contra a mulher nas áreas de fronteira dos quatro estados formadores do bloco: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso do Sul.

O grupo contará com representantes das Comissões de Políticas para as Mulheres e Segurança Pública dos membros do conselho. A resolução foi criada diante dos altos índices de violação dos direitos das mulheres, especialmente, de meninas que servem de “mulas” para o tráfico de drogas, armas e pessoas.

“Levamos esse problema ao conselho e percebemos que era uma preocupação comum a todos os estados”, explica a subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de MS, Luciana Azambuja.

De acordo com Luciana, a intenção do mapeamento será produzir material que ajude a embasar políticas “que contribuam para melhorar a realidade, a qualidade de vida e reconhecer a importância dessas mulheres que vivem na região de fronteira para o desenvolvimento econômico e social de seus municípios”.

Conforme Salma Farias Valencio, representante gaúcha, a iniciativa também tem caráter econômico. “Busca o fortalecimento da economia regional através da geração de empregos e renda, a partir da capacitação e, conseqüente, autonomia dessas mulheres”, defende.

A pauta havia sido apresentada em reunião do grupo no ano passado e no encontro realizado no início de dezembro, em Porto Alegre (RS), foi ratificada pelos estados membros. Somente o Mato Grosso do Sul é responsável por 1.725 quilômetros de fronteira (Bolívia e Paraguai). Já os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina fazem divisa com Argentina e Uruguai.

Sair da versão mobile