Início Notícias Brasil Que a aposentadoria não seja um sonho, mas a certeza de uma...

Que a aposentadoria não seja um sonho, mas a certeza de uma missão cumprida

0

25/01/2018 08h35

Fonte: Fetems

Aposentar-se no Brasil até pouco tempo era tão comum, que tal palavra era pouco pronunciada pelos/as trabalhadores/as da ativa, principalmente dos setores públicos, pois a aposentadoria seguia regularmente os trâmites legais que regiam cada categoria. No entanto, nos últimos meses essa palavra vem sendo alvo de perseguição política e tem tirado o sono das trabalhadoras e trabalhadores desse país.

Diante desses percalços, nós aposentadas e aposentados teríamos motivos bastantes para nos alegrarmos e batermos no peito e dizer com todas as letras: “graças a Deus nos livramos dessa PEC da maldade”, mas sabemos que é engodo pois o que o governo pós golpe tem preparado, como forma de massacre à classe trabalhadora e tão bombástica, que atingirá também aqueles/as que se encontram no estágio de Inativos.

Vivemos num momento tenebroso no país, onde a Democracia tem ficado no segundo plano, os direitos sendo retirados como uma faísca de raio e o “povo meio que paralisado, embabacado, inerte…”. Parece não acreditar que o país, que até pouco tempo, era de todas e todos e agora está passando por uma derrocada e essa ruína atingirá principalmente os setores produtivos, àqueles que fazem a máquina girar. Ainda assim, muitos continuam acreditando que tudo vai passar e voltará como antes. Nessa lógica, há trabalhadoras e trabalhadores que sequer tem noção do que realmente acontecerá no seu campo profissional.

Por outro lado, há grupos – aí destaco – como: Profissionais da Educação, “meu chão” que tem lutado incessantemente contra tais medidas para assegurar direitos. Entre eles: o de se aposentar com dignidade, para assim usufruir um pouco dessa “ociosidade trabalhada”, que por sinal é muito salutar.

A atitude mais sensata nesse momento é nós aposentadas e aposentados, não permitirmos que fiquemos a “ver a banda passar”, porque estamos do lado de cá. Pelo contrário, conhecemos tão bem o lado de lá, que nos motiva a juntar-se a banda, para que todas as trabalhadoras e trabalhadores voltem a acreditar que aposentar-se no Brasil é realmente um direito legal, comum a todas e a todos.

Assim esse “ócio trabalhado” não seja apenas um sonho, mas a certeza de uma missão cumprida.

Sec. dos Aposentados e Assuntos Previdenciários

Sair da versão mobile