Início Notícias Amambai Cemitérios de Amambai têm movimentação intensa no feriado de Finados

Cemitérios de Amambai têm movimentação intensa no feriado de Finados

0

03/11/2018 09h15

Orações e homenagens marcaram o dia nos cemitérios, que receberam cerca de 5 mil pessoas

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Momento dedicado à alma, data para refletir e orar. Foi assim que o dia de Finados foi lembrado por milhares de pessoas que compareceram aos cemitérios municipais de Amambai para homenagear os amigos e familiares que já se foram.

Os cemitérios de Amambai foram abertos às 6 horas e receberam intensa movimentação durante todo o dia. De acordo com a administração, cerca de cinco mil pessoas compareceram aos cemitérios de Amambai, sendo a maioria no cemitério municipal Santo Antônio, já que o cemitério Crepúsculo foi inaugurado a pouco tempo e conta com poucos túmulos.

Edineia Sanches visita o túmulo dos pais e do cunhado, o médico amambaiense Euclídes Diniz. Para ela, o Dia de Finados é especial, já que um momento do dia é retirado para lembrar e rezar pelo ente querido. “Eu venho todos os anos para rezar por eles (…) é um dia muito importante, onde a gente de fato tira um tempo especial para dedicar ao nosso ente querido”, disse ela.

Um dos locais mais visitados foi o Cruzeiro ou a Cruz Mestre, local onde as pessoas que possuem familiares ou amigos sepultados em outra cidade, queimam suas velas, depositam suas flores e fazem orações por seus entes queridos.

“Quando rezamos no cruzeiro, a intenção é que nossas orações sejam para os nossos ente queridos que estão sepultados longe e também para aquelas almas que precisam das nossas orações (…) eu rezei pela alma do meu irmão, que está enterrado em Tacuru. (…) Mesmo que muitos não acreditem nisso, eu acredito e é isso que importa”, disse Nelly Mariano.

Comércio

A data também é atrativa para os comerciantes, que durante todo o dia de visitação aos cemitérios, comercializam seus produtos. A vendedora de flores, Rose Farias, conta que o comércio no dia de finados é bem disputado. “A cada ano a concorrência aumenta mais”.

Ela aponta que as vendas deste ano superaram as expectativas. “Neste ano as vendas estão um pouco melhores que no ano passado “, afirma a vendedora.

Para Mária de Fátima, uma das visitantes do cemitério Santo Antônio, a existência de um local para serem comercializados produtos para o Dia de Finados é válido, já que facilita e auxilia aqueles que não tiveram tempo para comprar estes produtos. “É bom ter um local especial para a venda desses produtos, porque acaba facilitando a nossa vida”, finaliza Maria.

Sair da versão mobile