Início Notícias Amambai Manifestação em frente a Energisa acontece nesta segunda-feira (28), em Amambai

Manifestação em frente a Energisa acontece nesta segunda-feira (28), em Amambai

0

28/01/2019 10h22

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Acontece nesta segunda-feira (28) em Amambai, uma manifestação que cobra da Energisa, concessionária que monopoliza a distribuição de energia elétrica no município e na região, uma solução para os diversos problemas na prestação de serviço da empresa, que tem gerado revolta nos consumidores.

Elevação no valor das contas, oscilação e constantes faltas de energia tanto na área urbana como rural do município são algumas das reclamações dos amambaienses.

A manifestação foi convocada pelo prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, através de um vídeo em uma rede social. “Juntos vamos fazer um protesto contra os atos abusivos da Energisa, não só pelos valores abusivos que estão sendo cobrados, mas pela precariedade dos serviços”, disse Bandeira.

Atendendo ao chamado do Executivo, imediatamente entidades amambaienses se dispuseram e passaram a apoiar a movimento, como a Câmara de Vereadores, a Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Amambai (Simted), entre outros.

De acordo com a presidente da Câmara de Amambai, vereadora Janete Córdoba, que esteve em reunião no escritório da Energisa em Campo Grande, a empresa alega que a elevação no preço da fatura de energia elétrica do mês de janeiro se deu por conta de um aumento no gasto pelos consumidores, tendo em vista as festas de fim de ano, as férias escolares e o calor intenso.

“Essa manifestação tem total apoio da Câmara de Amambai, queremos fazer uma reivindicação já que a empresa alega que os culpados somos nós consumidores, mas eu deixei bem claro que este esclarecimento não me deixou contente, por isso, vamos protestar”, afirmou a presidente do Legislativo de Amambai.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), Clemente Martins Júnior, disse que a entidade é parceira do poder público nesse movimento porque acha justa a reivindicação.

“Entendemos que a Energisa deve algumas explicações, por isso convocamos os nossos associados para participar da manifestação fechando suas portas mais cedo, acreditamos que muitos vão aderir”, disse Júnior.

Humberto, Vilhalva, presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Amambai (Simted), afirma que é um movimento importante e que vem para mostrar que a população está cansada de pagar impostos abusivos. “Não existe uma transparência no serviço que é prestado e muito menos no que é cobrado na conta de luz, o consumidor vai pagando e pagando sem saber do que se trata, por isso a manifestação é válida”, ponderou.

Cronograma

A movimentação em torno do manifesto, que recebe também o apoio da Câmara Municipal, inicia às 8h da manhã na praça Cel. Valêncio de Brum, com a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado. A coleta segue até às 17h30, quando em seguida, às 17h45, o comércio amambaiense fecha coletivamente suas portas em apoio ao movimento.

Por fim, às 18h, acontece uma mobilização e um ato de desagravo em frente ao escritório da Energisa em Amambai, localizado na rua Tiradentes, nº 843, Centro. Toda a população é convidada a participar.

Apoios

A manifestação recebe apoio de vários segmentos e entidades do município como: o Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Amambai (Previbai), União dos Deficientes Físicos de Amambai (Unificam), Sindicato Municipal dos Piscicultores, Sindicato Municipal dos Trabalhadores Rurais, Clube de Laço União Amambaiense, Sindicato Rural de Amambai (SRA), Alto Giro Moto Grupo, American Moto Clube, Moto Clube Amambai, Associação de Trilheiros Tatu Peba, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), WF Eventos, 94.5 Amanda FM, Canal 100, Auxiliadora FM, Sindicato dos Servidores Municipais de Amambai (SISEM), Associação Amambaiense dos Militares da Reserva (AAMIR) e Associação Som Automotivo e Rebaixados (ASSAR).

Sair da versão mobile